Delegação Boliviana conhece Programas da ASA
A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) receberá a delegação boliviana que chega ao Recife acompanhada de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate – Fome (MDS). Amanhã (16), os bolivianos conhecerão a propriedade dos agricultores Maria Joelma da Silva e Roberto Pereira da Silva, no município de Cumaru, no Semiárido pernambucano.
Lá, os participantes vão conhecer a experiência do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da ASA, que já levou água de qualidade para mais de um milhão de pessoas da região. Outra experiência que será apresentada aos visitantes é a cisterna-calçadão, uma das tecnologias que está sendo implementada no Semi-árido pelo Programa Uma Terra e Duas águas (P1+2), também da ASA. Esse tipo de reservatório acumula 52 mil litros de água que são usados na produção de alimentos.
Além das duas cisternas, o casal de agricultores desenvolve a agrofloresta – sistema de cultivo que permite a co-existência de diversos tipos de plantas numa mesma área e que não utiliza nenhum tipo de adubo químico.
A delegação também visitará outros projetos apoiados pelo MDS na cidade, a exemplo do Restaurante Popular, Restaurante Escola e Horta Comunitária.