Projeto incentiva a leitura no Semiárido piauiense

Projeto incentiva a leitura no Semiárido piauiense
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Fam+lias das comunidades Assentamento Fazenda Lagoa Novo Zabel+ e N+cleo Quilombola Fazenda das Emas, localizadas na regi-o de S-o Raimundo Nonato (SRN), sul do Piau+, est-o descobrindo a cultura local em um prazeroso processo de leitura e contagem de hist?rias.


A metodologia desse trabalho est+ sendo desenvolvida atrav+s do projeto “Cidadania no Mundo das Letras” que tem o objetivo de desenvolver e valorizar a cultura local e a produ+-o liter+ria de educadores, crian+as, adolescentes e jovens atrav+s do incentivo – leitura de livros da literatura infanto-juvenil e da pr+tica de contagem de hist?rias, fomentando a cria+-o liter+ria art+stico-cultural nas comunidades do Semi+rido piauiense.


O Cidadania no Mundo das Letras foi criado a partir de um recorte de duas linguagens de leituras de projetos j+ desenvolvidos no Piau+, como o “Arca das letras”, implantado pelo MDA e “Ba+ da leitura” desenvolvido nos estados da Bahia e Pernambuco com a perspectiva de fomentar a cultura e o desenvolvimento local atrav+s de leitura cr+tica, sobretudo com crian+as e adolescentes e incentivar tamb+m jovens e adultos.


As atividades s-o desenvolvidas semanalmente nas comunidades por uma equipe de professores, agentes de campo e um livro, onde as hist?rias da comunidade s-o contadas a partir do olhar das crian+as.


O Projeto + viabilizado atrav+s de recursos do Projeto Dom Helder C+mara (PDHC) desde o in+cio do ano de 2008 e j+ existe uma perspectiva de renova+-o para este ano, “pois + o +nico projeto da C+ritas de SRN voltado especificamente para a leitura contextualizada”, explica o arte-educador Marcos Pereira, que coordena o projeto.


Um dos processos de avalia+-o do Cidadania no Mundo das Letras foi a cria+-o de um teatro denominado “Emal+”, contando a hist?ria das lendas locais de Ema e Zabel+, atrav+s das crian+as. E no processo, a equipe do projeto entendeu que seria interessante elas procurarem pessoas da comunidade (m-e, pai, tio) para o roteiro, pessoas que t+m essas hist?rias na ponta da l+ngua.


“A apresenta+-o foi maravilhosa. Poder ter grupos diferenciados (crian+as, adolescentes e jovens) envolvidos na mesma proposta com dan+a, m+sica e teatro, com pessoas da terceira idade contando hist?rias e fazendo uma reflex-o liter+ria/cultural, + o melhor resultado”, elogia Marcos.


O coordenador afirma que os resultados s-o consider+veis, embora “um ano seja pouco para sabermos os resultados de um processo educativo, mas percebemos o envolvimento em massa das crian+as e adultos das comunidades beneficiadas”, avalia. E acrescenta que existem resultados pontuais como a freq++ncia na escola para o dia de leitura. “Professores me disseram que melhorou o n+vel de leitura e com isso, h+ uma rediscuss-o sobre a maneira de ler”, diz.


Para Marcos, o projeto representa “um rico processo de significados e aprendizados”, que s? + poss+vel porque + desenvolvido em parceria da C+ritas e das comunidades. Al+m de ser, “um resultado n-o s? da C+ritas, PDHC, do t+cnico respons+vel, mas + um resultado da pr?pria comunidade, que entendeu o processo com interesse e se apoderou dele”, enfatiza.


 

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