Diocese de Pesqueira identifica experiências que serão sistematizadas

Diocese de Pesqueira identifica experiências que serão sistematizadas
Compartilhe!

A equipe do P1+2 na Diocese de Pesqueira, Unidade Gestora Territorial (UGT) do Programa Uma Terra e Duas -guas (P1+2), juntamente com um grupo de t+cnicos do Instituto Agron-mico de Pernambuco, visitaram no dia 27 de agosto a experi+ncia de manejo sustent+vel da terra dos +ndios Xucuru, na aldeia S-o Jos+. A visita ocorreu em prepara+-o a Oficina Estadual de Sistematiza+-o de Experi+ncias, que ser+ realizada pela diocese, de 10 a 12 de outubro, como parte das atividades do Programa.

Na visita, o grupo conheceu as experi+ncias de canteiros de hortali+as e +rvores frut+feras. Na ocasi-o, o +ndio Xavier, falou da sua experi+ncia com o defensivo natural e da import+ncia de cuidar do meio ambiente. +A natureza + a nossa m-e. Se voc+ coloca veneno na terra, voc+ est+ adoecendo a terra, e a na+-o+, disse Xavier.

Os +ndios Xukuru vivem na Serra do Ororub+, em 24 aldeias. A terra foi homologada em 2001 e ocupa uma +rea de 27.555 hectares. A popula+-o + de 9 mil pessoas. 


Programa – O P1+2 + uma a+-o da Articula+-o no Semi–rido Brasileiro (ASA) e conta com o apoio do Minist+rio do Desenvolvimento Social (MDS), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do S-o Francisco e do Parna+ba (Codevasf) e do Minist+rio do Desenvolvimento Agr+rio (MDA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *