Baú de Leitura é referência para a qualidade do ensino público

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Projeto de incentivo – leitura pode tornar-se pol+tica p+blica de educa+-o do campo



Quando o Movimento de Organiza+-o Comunit+ria (MOC) em parceria com o Fundo das Na++es Unidas para a Inf+ncia (UNICEF) implementaram o projeto Ba+ de Leitura, em 1999, sabiam que tinham o desafio de despertar nas crian+as, educadores e at+ mesmo nas fam+lias dos alunos, o interesse pela leitura. Hoje, nove anos depois, esta iniciativa tem se mostrado uma das mais bem sucedidas experi+ncias de qualifica+-o do ensino das escolas do campo.


Nos dias 27 e 28 de maio, um grupo formado por representantes do Minist+rio da Educa+-o (MEC), UNICEF e Secretaria Estadual de Educa+-o, estiveram nos munic+pios de Valente e Riach-o do Jacu+pe para conhecer de perto a metodologia que tem encantado comunidades rurais e ajudado a melhorar os +ndices de leitura entre os alunos.


De acordo com a coordenadora nacional de educa+-o do campo do MEC, Sara Lima, est-o sendo visitadas experi+ncias que est-o rendendo bons resultados em algumas regi+es do pa+s. As visitas fazem parte da proposta de um projeto de pol+ticas para as escolas do campo. Na +rea de incentivo – leitura, a experi+ncia escolhida foi o Ba+ de Leitura.


+O Ba+ de Leitura surgiu como o primeiro projeto que tem sido uma refer+ncia nacional para a melhoria da escola do campo. A id+ia + que esta experi+ncia possa ser incorporada nas pol+ticas do MEC+, afirmou Sara Lima. A coordenadora disse ainda, que o MEC possui v+rias iniciativas de bibliotecas nas escolas. Por+m, a metodologia utilizada pelo Ba+ + acompanhada por um processo de forma+-o e tamb+m de articula+-o comunit+ria. +O Ba+ n-o traz apenas o acervo, mas tamb+m, a mobiliza+-o da sociedade, o est+mulo, ele envolve a escola e a comunidade. Este + o diferencial do Ba+ de Leitura+. 


Sara Lima relembrou que quando estudante foi aluna de classe onde alunos com idades diferentes estudavam juntos. Ela cita a import+ncia do trabalho desenvolvido pelo MOC que defende uma escola de qualidade para os povos do campo. +Este projeto refor+a a cren+a de que + poss+vel construir uma pol+tica de educa+-o para o campo e fazer uma escola de qualidade no campo+.


A oficial de projetos do UNICEF na +rea de educa+-o, Maria de Salete Silva, participou da visita – escola da comunidade de Encruzilhada, no munic+pio de Valente. Maria Salete teve a oportunidade de ver como o Ba+ de Leitura funciona na pr+tica e ficou encantada com a hist?ria da educadora Ur+nia Rodrigues, que participou do Programa de Erradica+-o do Trabalho Infantil (PETI), foi aluna do Ba+ e hoje + respons+vel por despertar o prazer pela leitura nas crian+as.


Maria Salete e Sara Lima afirmaram que ap?s estas visitas, existe a id+ia de criar um grupo de trabalho com representantes do MOC, MEC, UNICEF e Secretaria Estadual de Educa+-o, para avaliar como esta experi+ncia pode tornar-se pol+tica p+blica no Brasil.


Ba+ em novos espa+os + Para o coordenador estadual de educa+-o do campo, Humberto Torres, o Ba+ de Leitura tem se mostrado uma experi+ncia vi+vel economicamente e bastante eficiente. Em visita ao Territ?rio do Sisal, Humberto revelou o desejo da Secretaria Estadual de Educa+-o de inserir o projeto na Escola Ativa, presente em 160 cidades.



 

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