Crianças acompanham orçamento da merenda escolar

Crianças acompanham orçamento da merenda escolar
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Crian+as e adolescentes de seis Estados e do Distrito Federal venceram a 3+ edi+-o do Concurso “O Direito de Participar”, promovido pela C+ritas Brasileira em parceria com o Instituto de Estudos Socioecon-micos (Inesc), o Fundo das Na++es Unidas para a Inf+ncia (Unicef) e a Caixa Econ-mica Federal. O tema deste ano foi +Controle do or+amento da merenda escolar: um assunto que interessa a todas as pessoas+.


Os/as alunos/as apresentaram trabalhos em formato de hist?ria em quadrinhos abordando quest+es como direitos, cidadania, or+amento e agroecologia. No Piau+, por exemplo, os/as estudantes da Escola Municipal Divina Pastora, do munic+pio de Barreiras, questionaram porqu+ a merenda + baseada em produtos industrializados e n-o em alimentos produzidos pela agricultura familiar. “Assim comemos comidas mais saud+veis e ajudamos nossa regi-o”, afirma um personagem do trabalho “Comendo e Aprendendo”, vencedor no Estado.


No Distrito Federal, crian+as da 4+ s+rie da Escola Classe 17 de Taguatinga desenvolveram o projeto “Olhar Cidad-o, de olho na merenda escolar”, coordenado pela professora Francisca Rodrigues de Oliveira. Em linguagem simples, mostraram o ciclo dos recursos p+blicos, desde a cobran+a de impostos at+ sua convers-o em merenda escolar. “Aprendi que n?s, crian+as, tamb+m temos direitos. Uma brisa pode mudar uma praia; com um gr-o de areia se faz uma p+rola; s? porque a gente + crian+a n-o quer dizer que a gente n-o pode fazer nada. A gente pode mudar o Brasil inteiro”, opinou Mailson, ap?s a premia+-o do grupo.


Na Escola B+sica Municipal Melvin Jones, do munic+pio de Conc?rdia (SC), os/as alunos da 6+ s+rie pesquisaram todas as inst+ncias de participa+-o para controle da merenda, como a Associa+-o de Pais e Professores, o Conselho Escolar e o Conselho de Alimenta+-o Escolar.


As escolas vencedoras nos demais Estados foram: Col+gio Estadual Rui Barbosa (Salvador/BA); Escola EFM Epit+cio Pessoa (Or?s/CE); Escola Estadual Horizonta Lemos (Uberaba/MG); e Ensino Fundamental e Supletivo Terlopedes Cruz (Campo de Santana/PB).


Or+amento n-o + “bicho de sete cabe+as”


O objetivo do concurso + estimular a forma+-o de crian+as e adolescentes cidad-os, conscientes de suas capacidades para agir na vida social e pol+tica do Pa+s.+ A proposta + combater a id+ia de que o Or+amento P+blico + um +bicho de sete cabe+as+ para que professores/as e alunos/as o discutissem como assunto de interesse coletivo que pode e deve ser tratado no cotidiano.


+O projeto problematizou uma quest-o cotidiana que, no entanto, nunca havia sido tratada na escola. N-o s? os estudantes, mas muitos professores tiveram a oportunidade de pesquisar sobre o tema, se apropriando de novos conhecimentos que implicam em novas pr+ticas+, ressalta M+rcia Acioli, assessora nacional do Programa de Defesa e Promo+-o dos Direitos da Inf+ncia, Adolesc+ncia e Juventude da C+ritas Brasileira.
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Segundo o regulamento do concurso, a aplica+-o do recurso recebido dever+ ser feita na escola pr?pria escola, a partir de decis-o democr+tica envolvendo toda a comunidade escolar (professores/as, alunos/as, servidores/as e fam+lias).
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GDF executa apenas 37% do or+amento da merenda em 2007
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Segundo an+lise realizada pelo economista Francisco Sadeck, o valor per capita/dia no DF para o ano passado foi o mesmo da Uni-o: R$ 0,22 por aluno da rede infantil ou fundamental (Fonte: INEP/ MEC).
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Em 2007, o GDF planejou gastar R$ 34,2 milh+es para distribuir merenda a 359,9 mil alunos do ensino fundamental, mas s? gastou R$ 12,5 milh+es (37% de execu+-o). No caso da educa+-o infantil a situa+-o + ainda pior: dos R$ 824,6 mil planejados, o GDF gastou R$155,6 mil, 19% do total para atender 2.962 alunos (Fonte: Demonstrativo Or+ament+rio/Financeiro por Grupo de Despesa – 4+ bimestre de 2007).
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+Como est+ demonstrado nos n+meros, a realidade + p+ssima para os/as estudantes da<

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