ASACom faz balanço das atividades em 2007
A Assessoria de Comunicação da ASA (ASACom) acaba de fazer um balanço das suas ações em 2007. O objetivo é fazer uma análise das atividades desenvolvidas e estabelecer novas metas para 2008.
A transposição do rio São Francisco, a continuidade do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), o lançamento do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), a preservação das sementes nativas, e os transgênicos, foram alguns dos temas que pautaram o trabalho da equipe.
O Riquezas da Caatinga, programa de rádio produzido pela ASACom desde 2005, se consolidou como um importante instrumento na divulgação das ações da ASA e sobre os temas relacionados à convivência com a região. Em 2007 foram produzidos 21 programas, 7 spots, e a rede de radiocomunicadores foi ampliada de 120, em 2006, para 200 rádios comunitárias e comerciais do Semi-Árido. Para 2008, a expectativa é ampliar esses números. Para isso, está sendo planejada a produção de 4 programas por mês e que sejam realizadas oficinas de sensibilização e capacitação com esses radialistas.
A troca de informações entre as organizações da ASA e com outras redes também foi uma prioridade em 2007. A ASACom tem atualizado diariamente o portal na internet com notícias, além de enviar, semanalmente, um boletim com as novidades publicadas durante a semana. O portal também possibilitou o acesso a outros trabalhos desenvolvidos pela comunicação, como os programas de rádio e dados sobre os programas desenvolvidos. As funções de chat, enquete e fórum deverão ser as grandes novidades deste ano, juntamente com o novo layout do boletim informativo semanal, atualmente, conhecido como `Destaques da Semana+. Além disso, os especiais sobre temas trabalhados pela ASA continuarão a ser publicados no portal, a cada dois meses.
A produção de materiais pedagógicos e institucionais foi outra ação desenvolvida pela ASACom em 2007. Mais de 300 mil exemplares foram produzidos, entre eles o cartaz Mandamentos das Cisternas, a cartilha Uma Aula Diferente, folders, e os já conhecidos cordéis. Mas, a novidade ficou por conta da cartilha Caminhos para a Convivência, que fala sobre as experiências de estocagem de água e alimentos no Semi-Árido. Com o intuito de resgatar o cotidiano das pessoas do Semi-Árido nas três últimas décadas do século XX, a ASACom também produziu a agenda permanente e o calendário 2007/2008, intitulado Terra que conto, que foi distribuído para as organizações da ASA, jornalistas e personalidades.
Graças ao trabalho de assessoria de imprensa, em 2007, a mídia teve a oportunidade de conhecer o Semi-Árido sob uma nova perspectiva, associada às iniciativas de convivência com a região. O envio de materiais e pautas sobre a ASA e o Semi-Árido, além de convites para que os jornalistas pudessem conhecer de perto a realidade da região, foram algumas das ações de mídia postas em prática.
O resultado desse trabalho foi o aumento do número de matérias veiculadas sobre a ASA e/ou seus pr