Meu apelo pela vida de Dom Luiz Flávio Cappio
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/destaque-ciranda-semiarido.jpg)
Henrique Cortez*
Assim como muitos outros, também estou muito preocupado com a saúde e a vida de Dom Luiz. Eu o conheço, estimo e admiro. Tenho certeza de sua firme decisão de levar o jejum às ultimas conseqüências.
Compreendo suas razões com muita clareza, não só porque o conheço e porque sei que ele está absolutamente certo em denunciar a irrelevância da transposição para o povo do semi-árido, simplesmente porque não vai levar água a quem tem sede. Ele realmente foi enganado pelo governo e disto também sou testemunha.
Tive o privilégio de acompanha-lo à audiência com o presidente Lula. Ele foi também estava acompanhado por D. Tomás Balduíno, D. Mário Savieri, Dra. Luciana Khoury, Adriano Martins, Leninha, e Ruben Siqueira. Como participantes da audiência, possuímos clara e precisa memória do que foi falado e discutido, porque, após a audiência, foi elaborado um documento bastante detalhado de tudo que aconteceu.
Na audiência, Dom Luiz, além de apresentar sólidos argumentos contra a transposição, também entregou ao presidente Lula três documentos, elaborados a partir da contribuição de diversos técnicos, ambientalistas, cientistas e militantes dos movimentos sociais e coletivos.
Os documentos eram ¿Por que somos contrários ao Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional¿, ¿Pauta de Discussão sobre a Bacia Hidrográfica do São Francisco¿ e ¿Pauta de Discussão sobre o Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido Brasileiro¿.
Da audiência surgiu o compromisso de uma agenda de discussões e debates entre representantes do governo e dos movimentos sociais. Seriam debates sobre a transposição e as alternativas de convivência com a seca no semi-árido.
Muito tempo foi perdido com discussões inúteis, em que os representantes do governo apenas queriam ganhar tempo, sem aprofundar qualquer outra alternativa. Um debate que nada significou, porque o governo nada queria ouvir ou compreender.
Até agora, a ¿Pauta de Discussão sobre a Bacia Hidrográfica do São Francisco¿ e a ¿Pauta de Discussão sobre o Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido Brasileiro¿ foram completamente ignoradas pelo governo Lula. E, como a transposição é apenas mais uma obra hídrica com destinação econômica, certamente continuarão a ser ignoradas.
Dom Luiz demonstra a grandeza de dar-se em sacrifício por uma justa causa e o presidente Lula não demonstra a grandeza de evitar este sacrifício. Diante da firme convicção de Dom Luiz e da insensibilidade de Lula, temo o pior. Temo perder Dom Luiz. Temo pela vida de um amigo e de um dos maiores homens que conheci.
Para atender aos interesses econômicos da indústria da seca, o presidente Lula corre grande risco político com o que pode acontecer com a vida de Dom Luiz. O presidente gosta de comparar-se com