Oficinas discutem importância do esporte e da identidade étnico-racial
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Iniciativa integra ações do Selo UNICEF para crianças e adolescentes do Semi-árido
Articuladores, professores, adolescentes e gestores dos municípios do semi-árido inscritos no Selo UNICEF 2008 vão participar na próxima terça e quarta-feira, 04 e 05 de dezembro, das Oficinas+ Esporte e Cidadania e Cultura e Identidade.
As duas oficinas serão realizadas no horário das 08 às 17h, na Faculdade São Luis de França, localizada na rua Laranjeiras, 1838, em frente à Escola Normal. A oficina de Esporte e Cidadania será ministrada por Ruy Pavan, coordenador do UNICEF na Bahia, Sergipe e Espírito Santo, e pelo professor de Educação Física da Secretaria Estadual de Educação, Gilson Dórea. Na ocasião, haverá a discussão de três temáticas: Esporte e Cidadania, Democratização dos espaços para esporte e Esporte e Saúde. Além das ações do Selo UNICEF será discutida a proposta do Estado para 2008 nesta área.
O tema Esporte e Cidadania vem sendo trabalhado pelo UNICEF dentro da compreensão de que a prática esportiva contínua e articulada com a escola pública e com a cidadania de crianças e adolescentes tem estreita vinculação com todos os verbos do Programa de País do UNICEF para o período 2007-2011: Aprender, Crescer sem Violência, Sobreviver e Desenvolver-se, Proteger-se do HIV/Aids e Ser prioridade nas Políticas Públicas.
+Assim, o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2008 tem como um dos temas de participação social o Esporte e Cidadania, com os objetivos de:
+++++++++ Mobilizar crianças, adolescentes, suas famílias, escolas e comunidade para a importância do esporte para a vida e para a cidadania.
+++++++++ Disseminar nos municípios inscritos a visão do esporte e lazer como direito das crianças e adolescentes e como oportunidade para promover a solidariedade, a aprendizagem e o desenvolvimento saudável das crianças, bem como a redução da violência, do racismo e da discriminação etno-racial e de gênero.
+++++++++ Desenvolver atividades que contribuam para a concepção e implantação de políticas públicas na área do esporte e lazer nos municípios.
A oficina de Cultura e dentidades Afro-Brasileiras e Indígena será ministrada pelas assessoras educacionais do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Sanádia Gomes dos Santos e Ana Maria Melo Resende. A proposta da oficina é incentivar ações dos municípios do semi-árido para que mobilizem a comunidade, através de crianças e adolescentes, com foco no reconhecimento e valorização das expressões culturais.
A capacitação integra o Eixo de Participação Social com foco na cultura local. Os municípios deverão apresentar produtos como o álbum da Expressão Cultural e Proposta de Política Pública. As ações que irão pontuar no Selo UNICEF estarão vinculadas às tradições de uma ou das duas culturas (indígena ou negra) e tradições históricas, de costumes, de estética. Os produtos poderão ser modernos, mas deverão assegurar esta vinculação com a tradição.
Outro requisito é que os municípios ressaltem e valorizem as contribuições civilizatórias desses dois po