Feira Livre é semente

Feira Livre é semente
Compartilhe!

A Associação de Feirantes do município Jequitinhonha esteve reunida para debater o tema: +Sustentabilidade, sementes e agroecologia+. Com assessoria da Cáritas Diocesana de Almenara, os feirantes tiveram oportunidade de ouvir e opinar sobre a importância das sementes e sua sustentabilidade em suas vidas. O debate aconteceu durante a assembléia, no dia 07 desse mês, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jequitinhonha. Estavam presentes cerca de 60 camponeses, camponesas e artesãos.


Os feirantes afirmaram que +feira livre é semente+, pois elas estão presentes em tudo que é produzido e comercializado no espaço da feira. Para o agente da Cáritas Diocesana, Decanor Nunes, a semente deve ser motivo constante de tema gerador para fermentar o debate, a formação e a informação dos feirantes. +Não há como falar de feira livre se não falar das sementes+, explica ele.


Neste contexto, a Economia Popular Solidária (EPS) tem um papel fundamental de motivação e sensibilização das pessoas para produzirem alimentos saudáveis, baseado na agroecologia e na solidariedade pela vida. Através de ações solidárias na soberania alimentar e em toda cadeia produtiva (produção, insumos, beneficiamento, comercialização e consumo).


Para os feirantes, esse é um grande desafio, pois enquanto buscam produzir de forma natural, os programas governamentais e, muitas vezes, as organizações da classe trabalhadora do campo, motivam a utilização de pacotes agrícolas (sementes, insumos, máquinas, etc), que vem de fora e rompem com a lógica da sustentabilidade. +Precisamos debater esse tema nos espaços de articulações políticas públicas para o campo+, relata Decanor.


No final do encontro, os feirantes, motivados pela sensibilização da importância das sementes e a agroecologia na produção camponesa, propuseram realizar uma Assembléia Municipal e uma feira, com apresentação e troca de sementes da agricultura familiar dentro da biodiversidade da produção. O evento será no dia 12 de dezembro, na sede do Sindicato.


Durante a reunião, reforçou-se que até o final do ano será inaugurada a nova feira livre de comercialização solidária do município de Jequitinhonha, organizando a produção em barracas, tirando-a do chão.

e”>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *