Gestão de água no Semi-Árido é tema de curso
Comunidades dos municípios de Pinhão e Canindé do São Francisco, no Semi-Árido sergipano, participaram na última quarta (10) e quinta-feira (11) do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) promovido pela organização não-governamental Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC). A entidade é Unidade Gestora Microrregional (UGM) do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido + Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).
No curso foram distribuídos materiais educativos produzidos pela Assessoria de Comunicação da ASA como o folder Construindo Cidadania no Semi-Árido Brasileiro, que contém informações sobre a ASA e o trabalho que a rede desenvolve junto à sociedade civil na área de convivência com o Semi-Árido.++A publicação da ASA – Uma Aula Diferente: Aprendendo Sobre Água de Cisterna – também foi entregue aos participantes.
Nas capacitações do P1MC, as comunidades compartilham orientações de boas práticas de convivência com o Semi-Árido a partir da importante experiência do gerenciamento consciente da água e passam a ser agentes multiplicadoras do uso racional de recursos hídricos dentro das comunidades onde moram, favorecendo, assim, o conhecimento básico sobre o tema do meio ambiente.
Além do tratamento da água, as comunidades são incentivadas à prática de ações de intervenção social nas políticas públicas voltados para a melhoria da qualidade de vida da população e o seu fortalecimento enquanto grupo social. Com o curso, as famílias beneficiadas pelas cisternas conhecem a ASA, o P1MC e se envolvem no processo de construção. Elas também recebem orientações sobre os procedimentos de construção e cuidados com as cisternas, para que as mesmas se tornem potenciais de saúde.+++++++++
O P1MC é uma iniciativa da Articulação do Semi-Árido (ASA), uma rede formada por entidades da sociedade civil que trabalham na promoção e implementação de políticas públicas adequadas para a população do Semi-Árido brasileiro. O Programa recebe financiamento da Petrobras, Ministério do Desenvolvimento (MDS), Febrabran, OXFAM e Programa Fome Zero.
Atualmente, o CDJBC desenvolve o P1MC em onze municípios sergipanos:+ Canindé do S. Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Nossa S. da Glória, Pinhão, Simão Dias, Lagarto,+ Pedra Mole, Macambira e Nossa S. Aparecida.
+
rc=”ht