P1MC é objeto de tese de doutorado pela Universidade de Brasília

P1MC é objeto de tese de doutorado pela Universidade de Brasília
Compartilhe!

 A experiência de organização social e política das mulheres em torno do acesso à água no Semi-Árido brasileiro, a partir do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação no Semi-Árido (ASA), foi o enfoque escolhido pela cientista política e professora universitária Daniela Nogueira, com o apoio do CNPq e da GWA (Gender and Water Alliance), para a elaboração de sua tese de doutorado pela Universidade de Brasília (SOL/UNB).

Com o tema +Democracia, Gênero e Água: um olhar sobre o P1MC+, a pesquisadora pretende analisar o impacto causado na vida das mulheres a partir do acesso à água de qualidade conquistada por meio das cisternas. +A água ocupa um lugar central no cotidiano de populações marcadas pela escassez hídrica e esse impacto é sentido, sobretudo, pelas mulheres, que têm no acesso à água uma de suas principais funções na divisão do trabalho doméstico. O P1MC é uma experiência da sociedade civil que se articula em torno da relação entre a água e o cotidiano da comunidade. Dessa forma, a relação das mulheres com a questão da organização social está bem contemplada no Programa+, justifica Daniela Nogueira. 

A doutoranda chegou ao Recife ontem (04/10) para conhecer in loco algumas comunidades e famílias beneficiadas pelo P1MC no Semi-Árido pernambucano e dar início a sua pesquisa de campo. Além de Pernambuco, a pesquisadora pretende visitar famílias e entidades de outros estados do Semi-Árido que fazem parte do Programa. A defesa da sua tese acontecerá no início de 2009.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *