IV FERAPI aborda importância do acesso às sementes para a garantia da soberania alimentar
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/seguranca-alimentar.JPG-scaled.jpg)
O acesso às sementes constitui-se como uma estratégia fundamental para a soberania alimentar de um povo. A garantia desse direito está associada diretamente à independência dos povos rurais em dispor de suas próprias sementes, ou de poder adquiri-las facilmente, sem se tornarem reféns das sementes produzidas pelas multinacionais.
Nesse contexto, o Fórum Piauiense de Convivência com o Semi-Árido definiu como foco da quarta edição da FERAPI – Feira Piauiense de Produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas + a construção de saberes sobre segurança alimentar e sua relação intrínseca com o resgate e valorização das sementes nativas dos povos rurais no estado do Piauí.
O IV FERAPI será realizado de 25 a 28 de outubro, em Teresina (PI), e terá como tema +Sementes: cultivos e culturas+. O objetivo é conhecer e divulgar as potencialidades produtivas e culturais dos agricultores e agricultoras familiares de áreas da reforma agrária, comunidades quilombolas, acampados e agroextrativistas, e desenvolver estratégias que favoreçam o comércio solidário, buscando soluções para os problemas que são empecilhos para o desenvolvimento local sustentável.
O evento também tem como objetivos específicos: (i) Viabilizar a comercialização dos produtos da reforma agrária e das comunidades quilombolas no Piauí; (ii) Propiciar momentos de estudos, reflexão e debates sobre produção agroecológica, sementes crioulas e bancos comunitários de sementes; (iii) Dar visibilidade às áreas de reforma agrária e comunidades quilombolas; (iv) Contribuir para a divulgação e valorização da cultura afro-descendente; (v) Refletir sobre os efeitos dos transgênicos; (vi) Incluir na agenda de discussão e reflexão da sociedade as condições sociais das famílias acampadas e atingidas por barragem; (vii) Contribuir para a capacitação técnica/profissional dos/as participantes em atividades sócio-econômicas, no contexto da agricultura familiar camponesa.
A abertura da IV FERAPI será marcada por uma conferência sobre o tema do evento +Sementes: cultivos e culturas+, e contará com a presença de Denis Moreira, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem+Terra (MST), Antônio Bispo, do Movimento Quilombola, e Moacir Borges, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). No dia 26, haverá um seminário a importância das sementes crioulas em contraponto ao cultivo dos transgênicos. Já no dia 27, os debates vão girar em torno dos temas soberania alimentar e segurança hídrica. No último dia, os agrobiocombustíveis e os desafios da educação no campo no contexto da reforma agrária serão os temas de discussão.
Paralelamente aos debates haverá intercâmbio de práticas cultuais e exposição e comercialização dos produtos da reforma agrária e com