Agricultores e agricultoras contam suas histórias através de boletins informativos

Agricultores e agricultoras contam suas histórias através de boletins informativos
Compartilhe!

Na próxima quarta-feira (12), na antiga Estação Velha, em Campina Grande + PB,  às 7h, agricultores e agricultoras experimentadores de todo Estado estarão reunidos para o Lançamento dos Boletins Informativos em Agricultura Familiar.


Esses boletins são resultados do trabalho de sistematização das experiências dos agricultores da Paraíba, que vem sendo desenvolvido pela Articulação do Semi-árido Paraibano, Articulação do Semi-árido Brasileiro, Fundação Banco do Brasil, Petrobrás e RTS, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).  O objetivo desse programa é melhorar a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras por meio do manejo sustentável dos recursos hídricos e da terra para  produção de alimentos.


Através da sistematização é realizada a coleta de informações entre os agricultores e agricultoras familiares por meio do diálogo e dos intercâmbios nas propriedades rurais. Como resultado desse processo de sistematização surgem os boletins, que são fortes instrumentos de comunicação no meio rural, que valorizam o saber dos agricultores e agricultoras, além de fortalecerem as relações entre os agricultores experimentadores e a sociedade paraibana.


O diferencial nesse tipo de informativo está na forma como eles são construídos, pois são as próprias famílias que contam suas histórias e as transformam em boletins. Esse trabalho vem sendo construindo com os agricultores a partir de Oficinas Estaduais de Sistematização e Construção do Conhecimento Agroecológico.


Esse é um papel importante desempenhado pelos agricultores e agricultoras, pois apóia a circulação de informações no campo da agricultura familiar que é muito expressiva, sendo transmitida de agricultores para agricultores e para a própria sociedade, que consome os produtos desse tipo de agricultura. Isso revela que a comunicação está presente em diversos locais, como por exemplo, no campo.


Esse lançamento é parte da primeira etapa de atividades do P1+2, chamada projeto demonstrativo, que está sendo desenvolvido em 60 municípios de 10 Estados do Nordeste, incluindo a Paraíba, através da sistematização, intercâmbio e implementações de 144 experiências de captação da água para produção agrícola familiar.


O Lançamento vai culminar com a Feira Agroecológica, que é realizada todas as quartas-feiras, e reúne cerca de 80 agricultores de regiões vizinhas a Campina Grande, como Alagoa Nova, Lagoa Seca e Solânea, que  vendem produtos sem agrotóxicos. 



Serviço:


Local: Campina Grande, Antiga Estação Velha
Data: 12/09/2007
O quê: Lançamento de Experiências S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *