CDJBC promove Encontro Microrregional da ASA em Aracaju

CDJBC promove Encontro Microrregional da ASA em Aracaju
Compartilhe!

Caravana em Defesa do Rio São Francisco e do Semi-Árido será um dos temas em discussão



 



A organização não-governamental Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Unidade Gestora Microrregional (UGM) do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação no Semi-Árido (ASA), promove hoje (30) e amanhã (31), em Aracaju, o Encontro Microrregional que reunirá as comissões municipais da ASA ligadas ao P1MC. O objetivo é desenvolver e conscientizar as comissões que entrarão no processo de construção de novas cisternas.


Com a realização desse encontro microrregional, o CDJBC cumpre mais uma meta e contribui com a socialização de informações entre os municípios envolvidos no P1MC. A capacitação de pedreiros, cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos e a decisão sobre a quantidade de cisternas para cada município são algumas das ações do P1MC que serão deliberadas no evento.


No dia 30, das 9h às 18h, haverá a avaliação dos processos de mobilização, capacitação e construção de cisternas do P1MC via convênio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O evento será encerrado na sexta-feira, 10h, com uma discussão sobre a Caravana em Defesa do Rio São Francisco e do Semi-Árido que estará em Aracaju no mesmo dia. O CDJBC participará das atividades da caravana.

Como integrante da ASA, o CDJBC é uma das entidades executoras do P1MC em Sergipe, experiência que reúne trabalhadores/as rurais e organizações que defendem um projeto de desenvolvimento sustentável para o Semi-Árido.


A ASA possui ações como a construção de cisternas, a preservação das sementes nativas, discutida a partir da criação ou difusão dos Bancos de Sementes Comunitários e defesa da agroecologia, incentivando estratégias de mobilização e participação social na construção de políticas públicas para a agricultura familiar.


A Articulação também defende ações permanentes para o desenvolvimento do Semi-Árido Brasileiro com ações articuladas em rede que garantam o acesso das comunidades rurais à água, através da sua descentralização.

Atualmente, o CDJBC desenvolve o P1MC em onze municípios sergipanos:  Canindé do S. Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Nossa S. da Glória, Pinhão, Simão Dias, Lagarto,  Pedra Mole, Macambira e Nossa S. Aparecida. Nestes locais, a instituição já construiu 5.936 cisternas.
 
 
Serviço:
O quê: Encontro de microrregional da ASA em Aracaju
Quando: 30 e 31 de Agosto
Onde: Casa das Irmãs Teresinhas (Praça Siqueira de Menezes, 61, Bairro Santo Antônio)


Mai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *