No Nordeste, Caravana visita barragens

No Nordeste, Caravana visita barragens
Compartilhe!

Nos dias 25 e 26 e agosto, os integrantes da Caravana em defesa do São Francisco e do Semi-Árido contra a Transposição chegam a Mossoró, no Rio Grande do Norte, e visitam a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu, e a Barragem do Castanhão, em Fortaleza. Na região, os integrantes continuarão o debate que tem sido promovido por todo o Brasil, com os governantes, entidades e movimentos sociais e estudantis. A caravana já foi recebida até agora pelo governador mineiro, Aécio Neves, o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, pelo vice-presidente da República, José Alencar, além de reitores, estudantes e demais lideranças representativas.

Desde o dia 19 de agosto, um grupo de conhecedores do São Francisco e do Semi-árido tem percorrido capitais brasileiras para promover discussões, buscar consensos e denunciar as incoerências do projeto do Governo Federal de transpor as águas do Velho Chico. Ao todo, serão visitadas 11 capitais. A última cidade visitada será Maceió, no dia 1+ de setembro.


A Caravana em defesa do São Francisco e do Semi-Árido contra a Transposição é composta por especialistas, representantes de movimentos sociais e dos Ministérios Públicos dos estados. Durante a jornada, a equipe está distribuindo a revista Transposição: Águas da Ilusão, que aponta as incoerências do projeto do Governo Federal, além de discutir alternativas para a região.

O grupo alerta que a natureza da obra não resolverá os problemas da seca e ainda trará impactos ambientais, econômicos, políticos e sociais negativos. Alertam ainda que questões fundamentais, como uma verdadeira estratégia para o desenvolvimento sustentável do semi-árido brasileiro e a revitalização das bacias hidrográficas, são tratadas pelo Governo Federal como medidas compensatórias ou de cooptação e barganha.


Programação    


25/08 – Sábado

07h30 – Viagem Natal-Açu
10h30 – Visita a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves
13h00 – Viagem para Ipanguaçu
14h00-  Visita ao projeto Baixo Açu
15h00 – Visita aos projetos de camarão de Pendência
19h30 – Debate com Entidades do Movimento Social da Região
 
26/08 – Domingo

Visita à barragem do Castanhão em Fortaleza

No dia 27, a Caravana estará em Fortaleza, seguindo sua trajetória pelo país.


 

e”>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *