Representantes do GTCD discutem nivelamento de informações
Representantes do GTCD discutem nivelamento de informações
Representantes do Grupo de Trabalho de Combate à Desertificação (GTCD), da Articulação no Semi-Árido Brasiliero (ASA) reuniram-se na manhã de hoje, 17, no hotel Colonial, na cidade de Fortaleza, Ceará. A reunião teve por objetivo avaliar os diferentes níveis de informação dos11 estados que compõem o GTCD, no que diz respeito ao combate à desertificação no Brasil. Dos integrantes do Grupo, nove participaram da reunião + apenas os membros do Espírito Santo e da Paraíba não compareceram.Segundo Rodrigo Vaz, do Instituto Sertão, foram discutidos os avanços políticos, a força das mobilizações sociais, a inserção de novos projetos e feita uma análise das relações com o poder público e o gerenciamento dos estados.
De acordo com Vaz, existem claras diferenças entre os estados participantes, originando uma falta de homogeneidade nos trabalhos desenvolvidos. +Inicialmente, é o que temos detectado e já estamos traçando novas ferramentas de comunicação que possibilitem uma maior interação entre todos+, disse. Ele destacou também que os avanços em 2006 foram tímidos. +Houve fatores desestimulantes que provocaram essa inércia de ações. O mais evidente deles foi a falta de investimentos por parte do Governo Federal no Plano de Ação Nacional (Pan Brasil). Sem esse vetor dificilmente poderíamos conseguir ações mais concretas+, analisa.
Entretanto, o panorama para o segundo semestre de 2007 e o ano de 2008 é animador. Segundo Rodrigo Vaz, há fortes indícios de uma estreita cooperação financeira vinda de parceiros alemães, garantindo a execução do Programa DRYNET, que tem vários pacotes de ações. Entre eles estão a construção e expansão do programa dinamizando processos nacionais e fortalecendo os GTCDs estaduais e os fóruns microrregionais; rever, analisar e facilitar a participação de organizações não-governamentais (ONG+s); construir maior capacidade no desenvolvimento de projetos; adquirir conhecimentos em ciência e tecnologia; e fortalecer a comunicação dentro e fora da rede, devolvendo a respeitabilidade institucional, entre outros. A reunião do GTCD faz parte da programação do Seminário Nacional de Combate à Desertificação, realizado pela ASA, que se encerra hoje à tarde.