Programa realiza oficina em Sobral [CE]
O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), iniciou ontem (15), em Sobral (CE), a 3+ Oficina de Construção do Conhecimento e Sistematização de Experiências. Estão participando da atividade monitores, coordenadores e estagiários de comunicação dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. A oficina segue até sexta-feira (18).
No primeiro dia foi feita uma discussão sobre os modelos de desenvolvimento para o Semi-Árido, que desencadeou na construção dos pressupostos e apresentação dos princípios do P1+2. Ainda nesse dia, os participantes falaram sobre o andamento das atividades nos seus estados, desafios e perspectivas do Programa.
Para Betânia Andrade, coordenadora do Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador e Trabalhadora (CEAT), Unidade Gestora Estadual do P1+2, a oficina é um momento de trocar experiências e aprender com o/a outro/a. Ela também destacou a importância da sistematização no processo de construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para o Semi-Árido. “O registro é um importante instrumento de formação e informação da cultura dos/as agricultores/as”.
A programação de hoje (16) é destinada ao debate sobre o papel, os princípios e a metodologia da sistematização. Amanhã (17), os participantes vão a campo conhecer experiências desenvolvidas por agricultores/as e que serão sistematizadas em boletins. Serão visitadas quatro experiências nos municípios de Sobral e Santana do Acaraú, nas áreas de apicultura, cajucultura, caprinocultura e horticultura.
Essa é a última Oficina de Construção do Conhecimento e Sistematização de Experiências do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). A primeira foi realizada no mês de abril e envolveu os estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Já a segunda aconteceu no início deste mês e contou com a participação dos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.