As ações do P1MC representam uma verdadeira revolução na vida do sertanejo

As ações do P1MC representam uma verdadeira revolução na vida do sertanejo
Compartilhe!

A afirmação é do coordenador do Programa Cisternas da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Igor da Costa Arsky


No último dia 12 de março, a Articulação no Semi-Árido Brasileiro recebeu a visita do representante do MDS, Igor da Costa Arsky. Além de participar de uma reunião na Unidade Gestora Central do P1MC, o coordenador do Programa Cisternas da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional marcou presença no encontro mensal da Coordenação Executiva da ASA.


Na ocasião, Igor Arsky foi entrevistado pela jornalista Fábia Lopes, integrante da assessoria de comunicação da ASA + ASACom. Ele falou sobre a visão do Ministério do Desenvolvimento Social em relação ao Programa Um Milhão de Cisternas. Confira abaixo a entrevista.


ASACom: Qual a avaliação que o MDS faz do P1MC?


Igor Arsky: Bem, a história da criação desse Projeto, não só em relação à própria construção da cisterna, mas também ao seu modelo de implementação, é baseada na experiência da sociedade civil. Ou seja, na experiência das entidades que fazem parte da ASA. Então, depois de alguns resultados obtidos através de experiências-piloto, o Governo como um todo observou a importante contribuição do Programa e a seriedade do trabalho. A partir dessa análise, o Governo começou a investir bastante recursos no P1MC, e a cada ano, o aporte financeiro vem aumentando significativamente.


 


ASACom: Qual é a importância do P1MC para as famílias do Semi-Árido na visão do MDS?


Igor Arsky: Não só a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, mas o Ministério como um todo, já percebeu durante algumas avaliações e visitas de dirigentes ao campo que as ações do P1MC representam uma verdadeira revolução na vida do sertanejo. São muitos anos, muitas décadas de dependência devido à escassez de água. E, o Programa Um Milhão de Cisternas é uma alternativa que vem se mostrando extremamente adequada para essa população. Então, o Ministério só tem a aplaudir e a louvar o trabalho realizado pela ASA através do P1MC.


 


ASACom: O MDS prevê um novo aporte de recursos para o P1MC a partir do segundo semestre desse ano?


Igor Arsky: O ministério acredita no P1MC. Ele é uma política bem avaliada, com resultados vistos a olho nu. É uma experiê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *