No Semi-Árido, o Dia Mundial da Água é comemorado durante um mês
Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. No semi-árido brasileiro, onde esse líquido é um bem precioso, o tempo das comemorações é proporcional à importância que a água tem para o povo da região: chega a durar mais de um mês.
É o caso da VI Semana da Água no Sertão de Pernambuco, promovida pelo Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco (NEPS), organização integrante da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Embora o nome do evento indique apenas sete dias de atividades, a programação se estende de 23 de fevereiro a 25 de março.
Com o tema Água e Cultura para a Vida e Revitalização para os Rios e a Caatinga, o evento acontecerá em 30 comunidades dos municípios pernambucanos de Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Petro
As atividades previstas para cada município estão ligadas a quatro objetivos: levar para comunidades rurais a reflexão sobre o gerenciamento das águas; trabalhar a preservação da Caatinga tendo como base principal o uso de tecnologias apropriadas à convivência com o Semi-Árido; garantir um melhor aprendizado em políticas de desenvolvimento sustentável e, por fim, vivenciar as culturas locais da região como espaços de resgate e resistência da população sertaneja.
Para cada objetivo, estão programadas palestras, oficinas, reuniões, plenárias, visitas de campo e caminhadas. As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade.