Cisternas para produção de alimentos são inauguradas na Bahia

Cisternas para produção de alimentos são inauguradas na Bahia
Compartilhe!


Nas comunidades de Lagoa Preta e Capoeira do Milho, na Bahia, foram inauguradas as primeiras cisternas com capacidade para armazenar 50 mil litros de água de chuva, destinadas à produção de alimentos. Os quatro reservatórios foram construídos pela Cáritas Paroquial de Várzea da Roça, com apoio dos Missionários do Verbo Divino.


As cisternas foram concluídas há duas semanas. Cada unidade  custou, em média, 2,4 mil reais e foi erguida em seis dias. Às famílias beneficiadas coube escavar os buracos, auxiliar os pedreiros e fornecer a água utilizada na construção.


Apenas uma das cisternas tem o telhado da casa como área de captação da chuva.  As outras três aproveitam a água que cai nos terreiros e escoa para as cisternas em canaletas. Para conter a terra e as folhas que descem com a enxurrada, foram construídas pequenas caixas de cimento, onde a sujeira cai no fundo e a água, limpa, vai para a cisterna.


+A cisterna vai servir para muita coisa. Agora, o principal é fazer nossa horta, pra gente comer verduras sem veneno+, planeja dona Dete, que conquistou a cisterna de número 1. Antes da cisterna, dona Dete guardava a água que escorria pelo terreiro, na época das chuvas, em vasilhas. +Você precisa ver a quantidade de água que a gente perde quando chove. Dá pena ver tanta água indo embora sem ter onde guardar. Agora, ela vai pra cisterna e a gente vai poder aproveitar essa água. Sem água ninguém faz nada+, afirma.


Para seu Landinho, marido de dona Dete, só dá valor à água quem sofre com a falta dela. +Quando a gente tem água com fartura, a gente nem dá valor. Quando falta, a gente dá o valor que ela tem.+ Diante da possibilidade de ter água para plantar o ano todo, seu Landinho se empolga: +Dá vontade de fazer reservatório por todo canto+, comenta animado.


Acostumada a caminhar em busca de água, dona Dete, que recebeu recentemente a visita de um técnico da companhia de energia elétrica, já pensa nos benefícios de ter água e luz em casa. O que é um direito, para ela parece luxo. +O homem da energia já passou aqui. Com minha cisterna e luz, eu só saio daqui para passear+, comemora.


Além das cisternas para produção, a parceria entre a Caritas e os Missionários do Verbo Divino possibilitou a construção de outros quatro reservatórios, para consumo humano, nas comunidades de Lagoa Preta e Capoeira do Milho. Cada um tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água.



Em tempo + A Cáritas Paroquial de Várzea de Roça faz parte da ASA Bahia. É uma das 750 organizações que compõem a Articulação no Semi-Árido Brasileiro + ASA.

rc=”http://nemohuildi