Cisternas são inauguradas no Piauí
Hoje (24.01) haverá uma festa pela inauguração de 52 cisternas na comunidade Desejado, no município de Morro Cabeça no Tempo, estado do Piauí.
A organização da festa é uma ação conjunta da comunidade e da CPT (Comissão Pastoral da Terra ), uma das 60 Unidades Gestoras do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). “Desejado é a maior comunidade do município Morro Cabeça no Tempo. A população sofria muito com a falta de água potável para consumo humano”, declara Hélbio Horácio, gerente financeiro do P1MC na região de Curimatá, coordenada pela CPT.
“No mês passado, fui passar um dia nessa comunidade e fiquei impressionado com a água que o povo lá consumia. Retirava de um Olho Dágua e o líquido exalava cheiro de enxofre”, completa Horácio.
As próximas inaugurações de cisternas da CPT serão no município de Júlio Borges. No dia 02 de fevereiro, a comunidade Caroara celebra a construção de 65 reservatórios. No dia seguinte, será a vez da comunidade Tímbó comemorar a conquista de 35 cisternas.
Em tempo – O P1MC é um programa elaborado e desenvolvido pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) – uma rede de organizações da sociedade civil. Atualmente, o Programa tem ações em 1.019 municípios da região semi-árida dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, bem como nos estados do Espírito Santo e Maranhão. Nessa área já foram construídas 180.450 cisternas, beneficiando quase um milhão de pessoas.
Para o desenvolvimento do P1MC, é necessária a articulação de inúmeras organizações que atuam em rede, com significativa capilaridade nas mais diversas e longínquas comunidades do Semi-Árido. Gerenciando todo esse trabalho, existem 61 instituições, chamadas Unidades Gestoras, sendo uma Central (UGC) e 60 Microrregionais (UGMs).