Oficina de Rádio em Pernambuco

COMUNICAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO | A comunicação popular é fortalecedora dos processos de democratização das mídias. Na semana passada, o 18 de outubro marcou o Dia Mundial pela Democratização das Mídias. No Brasil, a semana foi de eventos, debates, oficinas e manifestações por uma efetiva ocupação democrática das concessões públicas de rádio e TV.

A Oficina de Rádio realizada com alunos e alunas da escola Gaudêncio Alves, em Ouricuri/PE, entre os dias 18 e 20 de outubro, trouxe a oportunidade de experimentar a produção popular de rádio para informar a cultura e as pessoas da Comunidade do Jacaré. Uma forma de usar a tradicional ferramenta radiofônica para socializar a voz da comunidade pelos próprios moradores e moradoras. Os meninos e meninas passaram por todas as etapas, do planejamento da gravação à finalização digital no programa livre Audacity.

Segundo o educando Luís Paulo Melo de Souza, “foi uma experiência muito boa. Eu nunca tinha passado por um momento como esse. Eu espero com essa oficina seguir em frente, talvez conseguir algo [de comunicação] pro futuro da nossa comunidade”. “É uma experiência pra gente repassar pros outros”, completou a educanda Gabriele Lima de Souza.

A oficina de rádio, que está sendo conduzida nos estados do Semiárido, é uma realização da ASA, através do Programa Cisternas nas Escolas, e tem o objetivo de fazer um diálogo coletivo sobre formas e condições de narrativas radiofônicas nas comunidades. Confira um pequeno vídeo com alguns momentos da oficina de Pernambuco.