Juventude discute cultura e agroecologia no Ceará

Compartilhe!

“Nossa linda juventude
Página de um livro bom
Canta que te quero
Cais e calor”

Acreditar no potencial e fortalecer as diversas formar de organização, esses tem sido elementos norteadores da ação da Cáritas Regional Ceará com crianças, adolescentes e jovens. Esse caminho que às vezes é tortuoso, mas que também nos guarda gratas surpresas vai ter mais uma culminância entre os dias 04 e 06 de outubro nas comunidades de Leão e Riacho do Meio, na Diocese de Itapipoca.

Nessa data, os jovens das comunidades de Urubu, Seridó, Riacho do Meio, Leão, Serragem e Nazaré, localizadas nos municípios de Trairi, Tururu e Itapipoca realizarão a II Jornada da Juventude com o apoio da Cáritas Diocesana de Itapipoca. A Jornada, este ano, deve reunir cerca de 130 adolescentes e jovens, já que o Intercâmbio Regional de Juventudes promovido pela Cáritas Regional Ceará acontecerá dentro da Jornada da Juventude.

Serão cerca de 70 adolescentes e jovens dos grupos acompanhados pela Cáritas Diocesana de Itapiopoca, 50 jovens que virão das Dioceses de Crato, Crateús, Iguatu, Sobral, Limoeiro do Norte e Tianguá que acompanhados pelas Entidades Membros da Cáritas Brasileira e mais 10 adolescentes e jovens acompanhados pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) que será parceiro da Rede Cáritas nessa atividade.

O tema da Jornada será “Juventude que ousa luta, constrói o projeto popular”, dialogando com o Grito dos Excluídos 2013 que coloriu de vida e reivindicações as ruas do Brasil em Setembro. Como parte da programação serão realizadas oficinas com os seguintes temas: A Juventude e as manifestações populares; Violência e extermínio de jovens; Juventude e as Tecnologias no século XXI e Juventude e meio ambiente.

Além das oficinas a Jornada também terá partilha, apresentações culturais, cortejo e festa proporcionando um rico momento de troca de experiências e sentimentos entre todos\as os\as participantes. No dia 06, a atividade se encerrará com uma visita de intercâmbio ao grupo de jovens do Assentamento Várzea do Mundaú, no município de Trairi, onde a juventude irá conhecer experiências no campo da organização, agroecologia e da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *