Médio Sertão se prepara para o Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras Experimentadores

![]() |
Mais de cem agricultores e agricultoras participaram do evento | Foto: Renalle Benício |
Nos dias 13 e 14 de setembro, no Patos Walter Play, em Patos, cerca de 130 agricultores e agricultoras de 38 municípios do médio sertão paraibano, participaram de um encontro territorial e microrregional.
O evento foi preparatório para o Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras Experimentadores, que acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro em Capina Grande.
No primeiro dia, o público foi dividido em grupos, por oficinas temáticas sobre Manejo de Água, Produção Agroecológica, Manejo de Resíduos, Fundos Rotativos Solidários, Sementes e Criação Animal.
As oficinas permitiram visualizar e partilhar as experiências exitosas desenvolvidas por agricultores e agricultoras da região. A agricultora Maria da Luz, fala sobre o que vivenciou durante a oficina Manejo de Resíduos, “achei a discussão muito interessante porque vi que assim como eu, outras pessoas também estão dando outro destino aos resíduos. E o que iria para o lixo, poluir o meio ambiente, agora tem serventia.
Já no segundo dia, as atividades iniciaram com lançamentos dos boletins e banners “O Candeeiro”. Estes materiais contam as experiências de agricultores e agricultoras que durante o inverno estocam água e alimento para utilizar no período da estiagem.
Continuando as atividades, os relatores das oficinas apresentaram os resultados do que foi visto em cada grupo e José Rêgo, coordenador do Centro de Educação Popular e Formação Social- CEPFS fez uma síntese geral dos resultados apresentados, ele destacou sobre o protagonismo dos que buscam uma convivência agradável com o Semiárido.
“Os grupos trazem uma coisa importante que é a nossa capacidade de análise dos desafios, antes, isso era feito por alguém de fora. Mas a principal grandiosidade que os grupos trazem está na capacidade dos agricultores e agricultoras de buscarem alternativas para uma vida melhor. Isto está presente em todas estas experiências que vimos aqui.” destaca o coordenador
No final do evento foi feita a escolha dos delegados e delegadas que representarão o médio sertão no Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras Experimentadores.
O encontro foi realizado pelas entidades Cáritas, Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), Central das Associações Comunitárias do Município de Cacimbas (CAMEC) e Ação Social Diocesana de Patos.