CASA recebe visita de representante da Petrobras

Compartilhe!
Representante da Petrobras, Nelson Araújo, visita tecnologias em Guanambi. | Foto: Arquivo CASA

O Centro de Agroecologia no Semiárido – CASA recebeu no último dia 05 deste mês, o representante da Petrobras Nelson Araújo, que juntamente com o atual coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), Ângelo Costa, e o animador de campo, Osmar Guimaraes, visitaram as comunidades de Vargem Bonita, Pajeuzinho, Paus Preto e Queimadas localizadas no município de Guanambi-Ba.

Nessa visita de campo foi possível observar as primeiras tecnologias construídas com o patrocínio da Petrobras, dentre elas: cisternas-calçadão, cisterna-enxurrada e barreiro-trincheira, além de conversar com as famílias sobre o andamento e a execução das tecnologias para armazenamento de água. “Esse projeto das 20 mil cisternas tem um significado importante porque é mais uma das contribuições que vem sendo dadas para melhorar as condições de vida e permanência dos trabalhadores/as na região Semiárida”, afirma Nelson que também acompanhou um dos cursos de capacitação oferecidos pelo Programa P1+2, o GAPA (Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos) que aconteceu na comunidade de Queimadas.

Nessa perspectiva, é essencial construir um imaginário diferente do Semiárido, visto que “as famílias que residem nessa região são pessoas alegres, dedicadas ao trabalho que tem uma natureza muito desenvolvida no sentido do aproveitamento dos recursos. A gente percebe a emoção das pessoas ao receberem as cisternas, e isso nos deixa satisfeito pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, pela dedicação das famílias, elas tratam as tecnologias com muito carinho,” concluiu o representante da Petrobras.

Com essas palavras evidenciamos a importância de programas como o P1+2 no fortalecimento de políticas de convivência com o Semiárido. É preciso valorizar as potencialidades dessa região, para que os agricultores se apropriem da sua cultura e percebam a grande riqueza existente na caatinga.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *