Intercâmbio gera grande motivação aos participantes no Piauí

![]() |
Intercâmbio contou com a participação de 15 famílias | Foto: Neto Santos |
Vencer os desafios que vão surgindo na conquista de uma vida melhor. Assim dona Miúda, da localidade Manoel dos Santos, no município de Castelo, na região norte do Piauí, apresentou seu exemplo de produção na agricultura familiar em regime orgânico, durante o intercâmbio intermunicipal realizado na última semana de agosto. O evento contou com a presença de 15 famílias, de dois dos três municípios da área de atuação do Centro de Formação Mandacaru, na realização do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), com o patrocínio entre ASA e Petrobras.
A comunidade Manoel dos Santos está localizada a 48 quilômetros da sede do município, numa região de muitas limitações de água para a população. O grande benefício e avanço nos últimos anos têm sido as tecnologias e ações de acesso à água, implementadas pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O exemplo de produção da família de dona Miúda tem sido notícia na região, apresentando boas práticas e lição de convivência com o clima.
A história de dona Maria Miúda, uma senhora casada, determinada em seus objetivos e mãe de quatro filhos, mostrou aos participantes do intercâmbio que quando se luta por determinadas causas o resultado aparece. Quem vê os 10 canteiros com pimentão, tomate, cebolinha, coentro e pimenta rodeados com pés de maracujá, manga, goiaba e acerola não imagina o que a família precisou batalhar para conquistar esta riqueza.
Quando a família recebeu a cisterna-calçadão, na época uma das primeiras da região, ainda era preciso que a família se responsabilizasse pela escavação do buraco, feito de forma manual e tendo que pagar diárias para o local do cisternão ficar pronto. Um desafio a mais aconteceu logo no primeiro ano, quando sua cisterna apresentou vazamento o que ocasionou atraso em sua produção. Superados todos estes obstáculos a família produz atualmente muito bem, vendo o excedente e conta sua história de vitórias. Suas hortaliças e frutas são comercializadas na localidade e na cidade.
A família de Maria Miúda também recebe outras famílias para ver sua história de superação servindo de motivação. As famílias que participaram do intercambio voltaram para os seus municípios confiantes de que é possível seguir aquele exemplo tão bonito da família de dona Miúda, e que a motivação foi o tom mais forte neste processo de conquista por um Semiárido mais rico.
O Centro de Formação Mandacaru faz parte da ASA, e pelo patrocínio com a Petrobras atua nos municípios de Piracuruca, Castelo do Piauí e Lagoa de São Francisco, na região norte do Piauí.