Famílias do município de Ipiranga participam de curso de SSMA

![]() |
O SSMA está sendo realizado na comunidade Serra da Fava Preta | Foto: Jucilene Silva |
Com objetivo de capacitar famílias participantes do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) em práticas de produção agroecológica, a Escola de Formação Paulo de Tarso (EFPT), realiza de 22 a 24 de agosto, uma Capacitação para Manejo da Água de Sistema Simplificado de Água Produção (SSMA). A ação conta com discussões sobre as metodologias e técnicas para produção adequadas para a convivência com o Semiárido.
A capacitação está acontecendo na comunidade Serra da Fava Preta, na cidade de Ipiranga (PI). Durantes esses três dias, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o solo do local, definição e classificação dos adubos, prática de construção de um composto orgânico, defensivos naturais, horticultura, sementeira, além de sistemas simplificados de irrigação.
Segundo a agricultora Maria dos Santos, o mais importante do curso é o conhecimento e aprendizagem de como fazer no dia a dia os canteiros econômicos. “Eu adorei o modo do programa trabalhar os canteiros, porque é bem simples, fácil de fazer e economiza muita água. Nós fazíamos tudo diferente. A partir de hoje vou fazer no meu quintal os canteiros do jeito que aprendi aqui”, disse Maria.
Jodian Aparecido, facilitador da capacitação, destaca como marca do curso o interesse das famílias em trabalhar a produção orgânica. “O que me deixa mais feliz é o prazer que as famílias têm em trabalhar a produção econômica ou que podemos chamar de ecológica. As famílias estavam mobilizadas e queriam aprender. Elas estão interagindo com a gente tanto na teoria como na prática. O bom mesmo do curso é que todo mundo se mobilizou e colocou a mão na massa. Esse momento está sendo um marco na minha vida pessoal, acredito que também na vida das famílias desta comunidade”, frisou Jodian.