Comunidade Casa da Pedra conclui Capacitação de Pedreiros e Pedreiras

Compartilhe!

 
 Aula prática de construção de cisterna / Foto: Flávia Cavalcante. Arquivo Cetra

No dia 19 de julho foi concluída a Capacitação de Pedreiros e Pedreiras na comunidade Casa de Pedra, distrito de Porfírio Sampaio, município de Pentecoste/CE. O curso teve a participação de dez agricultores do local e de comunidades vizinhas, tendo como resultado prático a construção de uma tecnologia  social: a cisterna-calçadão.

“Gostei muito do curso, o instrutor é muito bom, e a cisterna ficou bem feita”, fala seu Manuel, agricultor beneficiado pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Os participantes estão empolgados para iniciarem a construção das outras cisternas”, conclui Manuel.

O pedreiro Iratan Umbelino quer que as cisternas que os seus alunos construam sejam ainda melhores do que a do curso e diz que os alunos são muito trabalhadores.  Ele vai participar da construção das cisternas-enxurrada e cisternas-calçadão que estão iniciando no município.

Patrício dos Santos, animador do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), fala que solicitou ao coordenador do P1+2 pelo Cetra, Luís Eduardo Sobral, que o curso fosse na comunidade Casa da Pedra porque ali havia muitas demandas. “Não tinha como a gente deixar de fazer aqui, pois temos que ir onde as pessoas estão mais interessadas”. Ele ressaltou ainda que o curso não teve nenhuma desistência.

Luís Eduardo diz que ficou impressionado com a cisterna que foi concluída, pela qualidade da mesma. “É uma satisfação completa ver a cisterna construída e a família satisfeita, principalmente porque sabemos que isso vai fazer a diferença na vida delas”.

No final do curso, foi feita uma rodada de avaliação na sombra de uma árvore, e depois foram entregues kits de construção aos pedreiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *