Comunicadores do Piauí realizam planejamento de atividades

![]() |
Evento contou com a participação de oito comunicadores populares | Foto: Hildebrando Pires |
A equipe de comunicadores do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) realizou uma reunião de avaliação e planejamento das ações para os próximos 12 meses, no estado. O evento aconteceu no dia 11 de julho, na sede da Obra Kolping, em Teresina.
O encontro contou com oito comunicadores(as) populares da ASA, que integram a Cáritas Regional do Piauí, Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Celta, Obra Kolping, Cerac, Centro Mandacaru, Cootapi e Escola de Formação Paulo de Tarso. O evento contou também com a participação do assessor de comunicação da ASA, Daniel Lamir e do coordenador executivo da ASA pelo Estado do Piauí, Carlos Humberto Campos.
O grupo dialogou sobre o papel da comunicação da ASA para a convivência com o Semiárido e as atividades previstas para os próximos meses dentro das propostas da equipe do estado e do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Além disso, houve um resgate das ações de comunicação dentro do FPCSA nos últimos anos e as estratégias para permanecer fortalecendo a comunicação como elemento político para a convivência com o Semiárido.
Desta forma, foram discutidos temas como o protagonismo da agricultura familiar e camponesa do Semiárido, o papel da comunicação como um direito, a construção de um novo imaginário sobre o Semiárido e o fortalecimento de estratégias de atuação em rede.
Houve também a apresentação do Planejamento das Ações de Comunicação do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, acordando estratégias de divulgação, elaboração de materiais, agendamento de atividades e sistematização de atividades para formação de um banco de dados de comunicação.
![]() |
A reunião aconteceu na sede da Obra Kolping, em Teresina | Foto: Diana Cavalcante |
A atuação direta com comunicadores em processo de formação acadêmica é uma das estratégias levantadas para ampliar a interação de novos grupos na perspectiva da convivência com o Semiárido. Desta forma, a iniciativa possibilitaria a discussão de comunicação popular nas instituições de ensino, por exemplo.
O coordenador executivo da ASA pelo Estado do Piauí, Carlos Humberto Campos, destacou a importância e valorização do trabalho da equipe de comunicação do estado nos últimos anos, o que “é essencial para o alcance e visibilidade dos programas executados pelas entidades membros desta rede [ASA]”.<