Juventude discute Economia Popular Solidária no Ceará

Com o intuito de provocar a reflexão entre os jovens em torno do desenvolvimento de atividades de produção e comercialização solidárias, a Cáritas Brasileira Regional Ceará realizou o Encontro Interdiocesano: Juventudes e Economia Popular Solidária. De 13 e 15 de abril, na comunidade de Catingueirinha, município de Potiretama, no Vale do Jaguaribe, no Ceará, se reuniram cerca de 30 jovens de três diferentes regiões do estado.
A partir de visitas a empreendimentos solidários, que têm como base as ações de convivência com o semiárido, de estudos dos princípios da economia popular solidária e do consumo solidário e responsável, foram discutidos temas como cooperação, solidariedade, sustentabilidade e soberania.
Nestas discussões, os jovens ampliaram a compreensão de alguns conceitos e perceberam que cooperação e solidariedade não combinam com exploração, que o conceito de sustentabilidade não pode ser apenas utilizado como estratégia mercadológica sob a denominação de empresa verde, e que soberania também pode ser vista como a eliminação dos intermediários, ao se oferecer alimentos ricos e frescos diretamente ao consumidor.
Para a realização desta oficina, foram utilizados materiais de apoio didático-pedagógico, como cartilhas e artigos relacionados com a temática e recursos audiovisuais e lúdicos. Os/as participantes produziram textos, realizaram entrevistas nas visitas de campo e registros audiovisuais com produtores e produtoras envolvidos/as no processo da Economia Solidária.