Chamada Pública do Semiárido inicia ações

Compartilhe!

Reconhecendo a importância e buscando potencializar ainda mais a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA), respondendo à chamada pública do Semiárido do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), começa em 2012 o projeto Caminhos da Sustentabilidade: Agroecologia e Segurança Alimentar no Semiárido Cearense.

A ideia é prestar ATER de qualidade às 900 famílias agricultoras beneficiárias do projeto nos territórios do Sertão Central, Sertões de Canidé e Vales do Curu e Aracatiaçu de acordo com suas necessidades, sempre fortalecendo os agroecossistemas, a segurança alimentar, a convivência com o semiárido e a construção de conhecimento coletiva no processo de transição agroeocólgica. Os temas prioritários para essas ações dialogam com a experiência de trabalho já realizada pelo CETRA nas regiões e que já gera diversos resultados no fortalecimento da agricultura familiar valorizando os diversos sujeitos do espaço rural, com destaque para mulheres e jovens.

Em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE), sindicatos rurais, associações comunitárias e outros atores locais foram identificadas as comunidades a serem beneficiadas e famílias para participarem do projeto.

Agora, a equipe técnica já iniciou as ações com visitas às unidades produtivas familiares para realização dos diagnósticos. Até o momento já foram visitadas as comunidades de Cosmo Paz, Santa Helena e Viração, no município de Quixeramobim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *