Noite de premiação para o Semiárido

Os melhores trabalhos da imprensa pernambucana em 2011 foram premiados ontem (29), na entrega do 18º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, o mais tradicional do estado. O trabalho “Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido” das jornalistas Fernanda Cruz, Gleiceani Nogueira, Mariana Mazza e Verônica Pragana, da Asacom, foi vencedor na categoria Assessoria de Imprensa.
O trabalho mostrou o conjunto de ações de comunicação desenvolvidas no decorrer do ano passado com o objetivo de fortalecer o conceito e a ação das agricultoras e agricultores experimentadores do Semiárido.
“Essa é a quarta vez que ganhamos o prêmio Cristina Tavares. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destacou a coordenadora da Asacom, Fernanda Cruz. “Queremos dedicar esse prêmio a todos os agricultores e agricultoras do Semiárido que sempre nos presenteiam com histórias ricas que se transformam em pautas para a imprensa”, finalizou.
O trabalho de comunicação da Articulação no Semi-Árido (ASA) se apoia nos pilares da ação da rede: a valorização do conhecimento tradicional dos agricultores e agricultoras, a troca de informação entre quem vive e planta no Semiárido e a reafirmação do lugar como espaço de vida e esperança em contraposição à imagem de morte e abandono associada por anos ao sertão brasileiro.
A assessoria de imprensa faz parte de uma ação maior de comunicação na ASA, que é feito por várias mãos. O trabalho de comunicação popular desenvolvido junto às famílias alimenta o fazer da Assessoria na produção de materiais de divulgação e ajuda a construir pontes entre a realidade das famílias agricultoras do Semiárido e a imprensa de grandes centros urbanos de todo o país.
Semiárido – A região de atuação da ASA foi destaque em outro trabalho finalista na categoria de Assessoria de Imprensa. Intitulado “1º Seminário em Defesa do Rio Pajeú”, o trabalho do jornalista Daniel José do Nascimento Ferreira, assessor do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), de Serra Talhada, teve o mérito de pautar os meios de comunicação do estado com uma temática de extrema importância para a região: a preservação da água doce. O Cecor é uma das quase três mil organizações que fazem parte da ASA.
Esta edição do Cristina Tavares teve 253 trabalhos inscritos por profissionais de veículos de televisão, rádio, internet, mídia impressa e assessoria de imprensa. Foram selecionados 39 trabalhos para a fase final. O júri foi composto por uma comissão de mestres e doutores em comunicação de vários estados do país.
Confira, abaixo, a lista dos ganhadores :
Categoria Assessoria de Imprensa
” Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido” – Fernanda Cruz de Oliveira, Gleiciani de Souza Nogueira, Mariana Mazza e Verônica Pragana – ASA – Articulação no Semi-Árido Brasileiro
Categoria Texto – Reportagem e Reportagem com desdobramento
“A Melhor Reportagem do Mundo” – André Duarte – Diário de Pernambuco
Categoria Texto – Séries, Coberturas Especiais, Reportagens Especiais, Reportagens Especiais e Cadernos Especiais
“O Paraíso às Avessas” – Ciara Carvalho – Jornal do Commercio
Categoria Jornalismo Impresso – Foto Isolada
“Cara a Cara” – Alexandre Gondim – Jornal do Commercio
Categoria Jornalismo Impresso – Foto Sequência e Ensaio Fotográfico
“A Carne que Comemos” – Teresa Maia – Diário de Pernambuco
Categoria Jornalismo Impresso – Criação Gráfica
“O Paraíso às Avessas” – Andréa Aguiar – Jornal do Commercio
Categoria Jornalismo Impresso – Desenho para Imprensa – Cartum
“Mr. Billy Paul” – Humberto de Araújo – Jornal do Commercio
Categoria Jornalismo Impresso – Charge
“Lixo Hospitalar” – Jarbas Domingos – Diario de Pernambuco
Categoria Radiojornalismo
“Cartas à Tia Marisa” – Micheline Américo Silva – Rádio FolhaPE
Categoria Telejornalismo – Documentário
“Meu Time, Minha Torcida, Minha Paixão” – Adulccio Charles Melo
Categoria Telejornalismo – Reportagem, Série e Reportagem Especial
“As Marias” – Fabiana Maranhão, Vanessa Cortez, Alissa Sobral, Sebastião Monteiro e Ulisses Brandão – TV Jornal
Categoria Internet – Reportagem, Reportagem Especial e Série Eletrônica
“O Último Trem” – Benira Maia e Erika Simona – NE10
Categoria Estudante – Jornalismo Impresso – Texto
“Muito 'Eu vou' para Pouco 'Eu Fui'” – Tiago Cisneiros – Unicap – Diario de Pernambuco