X EnconASA: Agricultor apresenta impacto do Programa Ecoforte, da Fundação Banco do Brasil

Projeto lançado há dez anos transformou a vida de Cícero Florentino, de Igaci (AL)

Fernanda Cruz e Kleber Nunes | Asacom

Dez anos depois do lançamento, o Programa Ecoforte, da Fundação Banco do Brasil, segue impactando vidas no Semiárido brasileiro. Na última terça-feira (19), no Intercâmbio de Experiências promovido pelo X Encontro Nacional da ASA (EnconASA), o agricultor Cícero Florentino, morador da comunidade Jacaré, em Igaci (AL), apresentou a riqueza da sua propriedade transformada pelo projeto.

O Programa Ecoforte é resultado do diálogo e articulação da Fundação BB com órgãos do governo e movimentos sociais do campo. A iniciativa busca valorizar os conhecimentos tradicionais e as diversas tecnologias sociais que viabilizam a agricultura de base agroecológica em comunidades rurais. 

Em uma área de sete hectares, antes tomada pela plantação de fumo, Cícero exibiu orgulhoso o colorido de árvores frutíferas e hortaliças. “Eu aprendi a gostar de ser agricultor com meu pai. Mas antes a gente só plantava monocultivo. Foi com a chegada da cisterna-calçadão, em 2007, que ele ouviu falar sobre a agroecologia e decidiu que a gente ia mudar tudo aqui”, diz.

O Programa Ecoforte, que integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), permitiu ao agricultor e sua família ampliar a produção. Além do sistema agroflorestal, Cícero cria caprinos, produz bioinsumos e comercializa o excedente de tudo que produz, contribuindo com a economia da região.

“Com o Ecoforte a gente passou a ter uma rotina de atividades coletivas, em que todos da comunidade saíram ganhando”, afirma Cícero.

O agricultor reconhece que a cisterna-calçadão, de 52 mil litros, foi um marco na sua vida, mas também que o processo organizativo apoiado pelo Ecoforte foi fundamental para a ampliação das suas atividades produtivas.

Clique aqui e leia O Candeeiro sobre a história de Cícero Florentino

Fotos: Alana Soares/ASA Brasil

Sobre o X EnconASA

O EnconASA é um espaço de debate, onde são discutidas políticas públicas para o desenvolvimento e a promoção do bem-viver dos povos da região semiárida do Nordeste e de Minas Gerais. Esta edição do evento, que começou na segunda-feira (18) e segue até sexta-feira (22), tem como tema “Semiárido Vivo: por justiça socioambiental e democracia participativa”, e marca os 25 anos de atuação da ASA.

Ao todo, estão participando 500 delegados, sendo 70% deles agricultores e agricultoras familiares, eleitos para representar os estados do Nordeste e Minas Gerais. Além disso, o EnconASA conta com a presença de representantes dos poderes públicos, acadêmicos e parceiros da rede.

O encontro tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura Municipal de Piranhas, da Cáritas Francesa, e patrocínio da Fundação Banco do Brasil.

O X EnconASA acontece desde segunda-feira (18), nas cidades de Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE) com o tema “Semiárido vivo: por justiça socioambiental e democracia participativa”. O encontro tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura Municipal de Piranhas, da Cáritas Francesa e patrocínio da Fundação Banco do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *