EFPT realiza capacitação e instalação de uma Casa de Sementes Comunitária em Ipiranga

Compartilhe!

A atividade apoiou a construção de uma casa de sementes comunitária | Foto: Jucilene Silva

Com o objetivo de garantir às famílias agricultoras o acesso a sementes de qualidade e quantidade necessária na hora de plantar, a Escola de Formação Paulo de Tarso (EFPT) realizou, durante os dias 16,17 e 18 de outubro, uma capacitação e instalação de uma Casa de Sementes Comunitária na comunidade Serra da Fava Preta, em Ipiranga (PI).

A prática de selecionar e estocar as sementes para o plantio ainda resiste no ao longo dos tempos. Os agricultores e agricultoras que participam da capacitação estão demonstrando, com esta prática, uma alternativa viável na lógica do “guardar para não perder” e garantir a produção e consumo de alimentos saudáveis.

O funcionamento da Casa de Sementes será da seguinte forma: cada família associada toma emprestada certa quantidade de sementes e se compromete a devolver no momento da colheita o que recebeu, além de acrescentar um pouco a mais para manter o estoque, que servirá também para outras que precisarem, além das sementes agrícolas, a casa pode contar também com estoque de sementes forrageiras para a ração animal, sementes de plantas nativas e medicinais.

Na oportunidade foi criada uma comissão gestora da casa, formada por três pessoas, cuja função é trabalhar com a preservação e o cultivo de várias espécies de sementes crioulas, além de levantar informações sobre as espécies e variedades de sementes crioulas existentes no município de Ipiranga.

O projeto faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido (ASA), que vem fortalecendo essa discussão entre as famílias e comunidades, para que as famílias possam armazenar suas sementes nativas, e assim não deixar morrer essa cultura tão importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *