Comunidade realiza mutirão para salvar Rio dos Matos em Pedro II

Compartilhe!

Mutirão retirou material pedregoso do leito do rio dos Matos | Foto: Paula Andreas

Assim como o beija-flor, da fabula do incêndio da floresta que levava em seu bico gotinhas de água para apagar as chamas, os moradores da comunidade Gameleira (localidade rural situada a seis quilômetros da sede de Pedro II-PI) tomaram a iniciativa de realizar um mutirão para evitar o assoreamento do rio dos Matos. A ação voluntaria visa a retirada das pedras que estão no leito do rio por força do assoreamento do manancial causada pela degradação ambiental resultante do garimpo do Boi Morto, que está localizada à jusante do rio.

O Rio dos Matos, que nasce na parte oeste no confronte da Serra dos Matões, banha várias comunidades rurais que depende do rio para as suas atividades. Porem a exploração da “opala” pedra semipreciosa desde a década de 1950, tem provocado um dano ambiental irreparável, tanto para a flora e para a fauna da região.

O solo escavado fica exposto e no período inverno todo o material do solo é carreado para o leito do Rio dos Matos, assoreando-o e deixando raso. Preocupados os moradores associados à Associação Comunitária da Comunidade Gameleira estão se reunindo e retirando o material pedregoso do leito do rio.

A agricultora Maria Helena de Castro, que mora há 34 anos na comunidade, lamenta que o rio esteja ‘entupido’ de aterro. “O rio é muito importante para a comunidade, pois daqui muitas famílias retiram a água para as atividades diárias: como tomar banho, lavar roupas e matar a sede dos animais”, conta a agricultora.

Para o coordenador do CERAC (Centro Regional de Assessoria e Capacitação), Hélbio Horácio, o problema parece ser ignorado pelas autoridades locais. “O Rio dos Matos sofre com as vistas grossas das autoridades que sabem quem está provocando a degradação, mas não tomam a atitude cabível”, afirma o coordenador do Cerac para as ações do programa Água Brasil na Bacia do Rio Longá, no Piauí.

O mutirão está acontecendo nos finais de semana. No ultimo sábado (12) a equipe do CERAC esteve no local dando a sua parcela de contribuição junto aos moradores da comunidade para a retirada de aterro do Rio dos Matos, importante afluente do Rio do Longá
 
Na comunidade Gameleira, o Programa Água Brasil trabalha com tecnologias sociais de captação de água de chuvas, casa de sementes e a fabriqueta do aproveitamento do coco babaçu. O Programa Água Brasil é uma iniciativa do Banco do Brasil (BB), Fundação Banco do Brasil (FBB), Agência Nacional das Águas (ANA) e da WWF Brasil, contando com o aporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *