ASA realiza Encontros Estaduais de Agricultoras/es Experimentadores

Compartilhe!

Agricultores durante visitas às experiências do II Encontro Nacional, realizado em Pesqueira (PE), em 2011. Foto: Daniel Feijó/Arquivo Asacom

Fortalecer a troca de experiências e de conhecimento entre agricultores e agricultoras. Essa é a prioridade dos Encontros Estaduais de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, que acontecem desde o mês passado em todos os estados do Semiárido, pela rede Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A dinâmica culminará no 3º Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores a ser realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, em Campina Grande, na Paraíba, com o tema Guardiões da Biodiversidade: cultivando vidas e resistência no Semiárido.

“O intercâmbio entre os agricultores e agricultoras faz parte da nossa abordagem política e metodológica e os encontros estaduais são muito importantes para o fortalecimento da rede de agricultores experimentadores”, pontuou Glória Araújo, coordenadora executiva da ASA pelo estado da Paraíba. Os encontros estaduais acontecem após as dinâmicas dos encontros territoriais.

A experimentação das agricultoras e dos agricultores vem da própria prática na agricultura. Eles e elas observam, inovam, criam e experimentam no dia a dia. No manejo da agricultura, na preservação do patrimônio genético (sementes e animais), no estoque de água e alimento, entre outras diversas dinâmicas. E os encontros territoriais e estaduais fortalecem essas dinâmicas de experimentação nos territórios e estados. Valorizam o saber local e reafirmam que agricultores e agricultoras constroem rico conhecimento para convivência com o Semiárido, e que ele deve ser partilhado para ampliação e fortalecimento dessa rede.

Agricultores/as falando para agricultores/as. Essa é a prioridade nos encontros territoriais, estaduais e do III Encontro Nacional. A agricultora Josefa Maria da Silva, mais conhecida como dona Deca, de Massapê, no Piauí, participou do encontro estadual e a expectativa para o nacional é a de apresentar sua experiência com quintais produtivos. “No encontro aqui do Piauí eu gostei de tudo. Foi bom porque a gente fica com mais conhecimento das coisas. Achei importante participar desse e ir também pra Paraíba e ficar com mais aprendizado. Vou levar minhas sementes de milho, feijão, abóbora, melancia, mulungu, e falar do meu quintal que tem pimentão, pimentinha coentro, cebola, cenoura e que eu uso a água da cisterna-calçadão”, contou animada a agricultora.

Além do Piauí, os encontros estaduais já aconteceram em Alagoas, Ceará e Sergipe. A agricultora Conceição Mesquita, da comunidade de Urubu, na cidade de Trairi, no Ceará, ficou muito feliz em participar. “Foi de grande importância participar, e partilhar o conhecimento que tenho como agricultora experimentadora da agroecologia. Lá na Paraíba vou levar e multiplicar para outras pessoas o que tenho feito”, disse. Ela reforçou também a importância da troca de sementes entre os agricultores/as nesses espaços de formação e a sua expectativa em fazer essa troca no encontro nacional. “Vou levar sementes da casa de sementes crioulas e nativas que temos na comunidade. Já trouxe de outros encontros café, palmeiras. Sempre nos encontros a gente traz algumas plantas diferentes pra ver se adaptam a nossa região”, completou Conceição.

Os encontros estaduais são momentos de preparação para o III Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, que reunirá cerca de 250 participantes de todo o Semiárido. Por isso, no nacional a troca não se dará mais apenas entre pessoas do mesmo estado. Agricultores/as de todo o Semiárido partilharão conhecimento nas atividades. Também no nacional, além de oficinas e visitas acontecerá uma feira, como mais um espaço de troca, além de experiências que serão sistematizadas e lá apresentadas. “As dinâmicas estaduais alimentam a nacional e com isso ampliamos essa construção de conhecimento em todo o Semiárido”, coloca Glória.

Agenda de próximos encontros estaduais:

Paraíba – 03 e 04/10
Maranhão – 07 e 08/10
Bahia – 08 e 09/10
Minas Gerais – 08 a 11/10
Pernambuco – 13 a 15/10
Rio Grande do Norte – 17 e 18/10

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *