Encontro territorial debaterá uma série de experiências da agrobiodiversidade

Compartilhe!

Entre os dias 27 e 28 de setembro, no auditório do Instituto de Ciências e Tecnologias da Paraíba (IFPB / campus de Sousa), acontecerá o Encontro Territorial e Microrregional das entidades que compõem a Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA. O evento vai contar com a participação da Associação dos Apicultores do Sertão Paraibano (ASPA), Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Aparecida (STTRA) e a Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano (CAAASP), as quais desenvolvem os programas Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), ambos para convivência com o Semiárido.
 
O objetivo é reunir vários atores sociais para refletir e debater sobre um conjunto de experiências de manejo da agrobiodiversidade, existentes no território do alto sertão, como os bancos de sementes da paixão, quintais produtivos, manejo e raleamento da Caatinga, criatório de pequenos animais e autonomia das mulheres. Provocando um diálogo horizontal sobra à importância da agricultura familiar, o protagonismo dos/as agricultores/as com base na valorização e ampliação da cultura e das capacidades locais, e ainda, abordando o papel da juventude camponesa.
 
O encontro tem como tema central “Agricultores/as Guardiões da Biodiversidade, Cultivando Vidas e Resistência no Semiárido”, o qual também será um momento preparatório para os encontros estadual e nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, que acontecerão no mês de outubro, em Campina Grande (PB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *