SEAPAC realiza encontro do SSMA na cidade de Cerro Corá

Compartilhe!
 
Capacitação faz parte das atividades previstas no P1+2. |Foto: Lêda Mayara

Soberania alimentar e nutricional, agroecologia e agricultura familiar, foram alguns dos temas abordados na capacitação sobre Sistema Simplificado de Manejo de Água – SSMA, realizada em Cerro Corá-RN, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, na comunidade Baixa Verde. O curso contou com a participação de 96 famílias, visando mostrar a importância dos processos de captação e manejo da água da chuva para que as famílias potencializem seu uso na criação de pequenos animais e produção de alimentos.

A capacitação faz parte das atividades previstas no Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), programa da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) executado na região pelo SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários), com patrocínio da Petrobras, que irá beneficiar 495 famílias localizadas em 05 municípios do Rio Grande do Norte, dentre eles, Cerro Corá. Nesse município estão sendo atendidas 96 famílias, por meio da implementação de 96 tecnologias disponibilizadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2): cisternas calçadão, cisternas de enxurrada e barreiros trincheira.
 
O Programa “Uma Terra e Duas Águas (P1+2)” é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da  ASA, cujo objetivo é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

Durante os três dias os participantes puderam conversar sobre horticultura, ovino e bovinocultura, e a criação de galinhas. Trocando experiências, eles puderam perceber como é possível aproveitar o espaço ao redor de suas casas para a produção de alimentos, possibilitando a soberania e segurança alimentar e nutricional de suas famílias, como também a geração de trabalho e renda, por meio do cultivo e comercialização desses produtos.

A capacitação constituiu-se de teoria e prática, favorecendo discussões, troca de saberes e construção coletiva sobre as temáticas e o conhecimento prático. Na parte prática os participantes receberam orientações e construíram, juntos, um galinheiro e um canteiro para cultivo de hortaliças e, ainda, prepararam o composto orgânico e biofertilizante para uso no preparo do solo. Depois eles aprenderam a aplicar vacinas em ovinos e caprinos, como também a verificar a idade dos animais. Todo esse trabalho foi realizado nos quintais das residências dos senhores Francinaldo e José Junior, os quais são beneficiários do Programa P1+2.

Para o beneficiário Erinaldo Florêncio de Medeiros, conhecido por Manga Rosa, que já trabalha com a criação de galinhas e planta algumas frutas e hortaliças em seu quintal, a capacitação fez com que ele adquirisse novos conhecimentos os quais ele poderá aplicar nas suas produções, como por exemplo, o biofertilizante e o composto orgânico, que terão influência direta na qualidade de vida dele e de seus familiares.

Ao final, foi realizada uma avaliação coletiva do curso (SSMA), o qual foi considerado como um momento de troca de conhecimento, de partilha de experiências e aprendizado mútuo; culminando com a apresentação do cantador Dão Roseno, representante da cultura local, envolvendo toda a comunidade Baixa Verde.

 O SSMA se mostrou como um momento de troca de conhecimento, de experiências, como também de sonhos e de esperanças. E também como um momento de encontro, de confraternização entre todas aquelas famílias que lá estavam em busca de uma melhor convivência com o nosso  Semiárido.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *