Trabalho sobre cisterna de placa da ASA é apresentado na SBPC

Compartilhe!

Adriana Leal ao lado do pôster sobre a cisterna de placa na 65ª Reunião da SBPC

No período de 16 a 21 de julho, ocorreu a 65ª Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na  capital pernambucana. Nesta edição, com o tema  “Ciência para o Novo Brasil”, houve uma apresentação de um estudo sobre a cisterna de placa implementada pela ASA em todo o Semiárido brasileiro.

Intitulado A Cisterna de Placa como tecnologia social no semiárido, o pôster foi fruto da especialização em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e da pesquisa de campo realizada através da Cáritas Diocesana de Pesqueira e Articulação Semiárido (ASA). Quem assina o trabalho é a jornalista e gestora ambiental Adriana Leal, que atua na Cáritas, como comunicadora popular da rede ASA.

O trabalho tem o foco para a metodologia desenvolvida pela ASA na sua ação de convivência com o Semiárido a partir da disseminação desta tecnologia social. Esta metodologia tem como elementos de sustentação a participação das famílias na implementação da cisterna de placa, o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da economia local e a geração de trabalho e renda que decorre da construção das cisternas de placa no semiárido.

“A união da academia com a pesquisa in loco foi fundamental para que este trabalho pudesse ser apresentado na reunião da SBPC, que é dos mais relevantes eventos sobre ciência e tecnologia do país”, disse Adriana Leal, que teve como professora orientadora a Bianca Nogueira.

A jornalista também apresentou um trabalho na reunião da SBPC do ano anterior, realizada em São Luís, também na linha de desenvolvimento rural sustentável, sobre pluriatividade, em conjunto com a tecnóloga em gestão ambiental Valcilene Rodrigues e a professora Marília Lyra, do IFPE, que foi a orientadora.

SBPC – Realizada desde 1948, com a participação de cientistas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e para o debate de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *