Agricultores baianos participam de intercâmbio de experiências em Minas Gerais

Compartilhe!

Agricultores/as baianos participam de intercâmbio de experiências em Araçuaí (MG) /Foto: Jandira Neves Lopes

Um grupo de 15 agricultores dos municípios de Santana, Serra Dourada, Brejolândia e São Félix do Coribe, acompanhados por dois representantes da equipe da Acefarca, percorreram mais de 900 quilômetros até o município de Araçuaí, em Minas Gerais, para participar de intercâmbio Interestadual, trocar experiências e conhecer de perto as tecnologias sociais. A atividade ocorreu de 22 a 24 de julho.

Subindo serra, cortando chão, foram mais de 14 horas de viagem até chegar a Araçuaí. Foi um momento de muito aprendizado, prosas e troca de conhecimentos. Em meio a paisagem do Semiárido, homens e mulheres demonstram o quanto é possível viver e conviver com o Semiárido.

 Quintais cheios de alimentos para as famílias que garantem a soberania alimentar e nutricional do povo sertanejo, efetivados através da implementação de tecnologias de captação de água da chuva como barragens subterrâneas, barreiros-trincheira, Tanques de Pedra, cisternas-calçadão e cisterna-enxurrada, um grande exemplo de experiências que estão sendo desenvolvidas em todo o Semiárido brasileiro.

Durante as visitas, os agricultores e agricultoras também puderam conhecer uma casa de sementes e conversar com o senhor Valter, guardião das sementes crioulas da comunidade de Caldeirão, município de Itinga. Ele falou sobre a importância de se guardar as sementes para o plantio e não precisar comprar no mercado. “A  nossa semente é que garante a produção, afirma Valter, agricultor e guardião das sementes.

Os intercâmbios fazem parte das atividades do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que tem como objetivo a troca de experiências entre agricultores e agricultoras do Semiárido brasileiro, que terão acesso às tecnologias de captação de água da chuva para a produção de alimentos. A atividade foi articulada pela Associação Comunitária da Escola Família Agrícola de Correntina e Arredores – Acefarca, Unidade Gestora Territorial responsável pela execução do Programa na região, e a Cáritas Araçuaí em Minas Gerais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *