Pedreiros são capacitados para a construção de Cisternas calçadão e de Enxurradas

![]() |
Capacitação conta com troca de saberes entre os pedreiros experientes e novatos | Foto: Paula Andreas |
De 16 a 25 de junho, o Centro Regional de Assessoria e Capacitação CERAC, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), com patrocínio da Petrobrás, promoveu uma Capacitação de Pedreiros na comunidade Ingazeira, em Pedro II. O evento contou com a participação de dez pedreiros que participarão do P1+2 na construção de tecnologias sociais para captação e armazenamento de água.
O objetivo da capacitação é desenvolver as habilidades dos pedreiros para construção de cisternas-enxurrada e cisternas-calçadão. Em ambas tecnologias, a água canalizada segue para uma cisterna de 52 mil litros. A água fica armazenada e serve para produção de alimentos e a criação de pequenos animais, melhorarando a qualidade de vida do homem do campo, através da produção de alimentos saudáveis para família e possível comercialização em caso de excedentes.
Na capacitação, os pedreiros constroem modelos de cisterna-calçadão e cisterna-enxurrada. Durante a execução, dois instrutores – pedreiros já capacitados -, repassam as instruções e tiram as dúvidas dos pedreiros que estão iniciando o processo de aprendizagem.
![]() |
Grupo vai construir cisterna-calçadão e cisterna-enxurrada | Foto: Paula Andreas |
Paulo Anjo, coordenador do P1+2, explica que a capacitação possibilita que os pedreiros detenham técnicas, aprimoramento e aperfeiçoamento na construção da tecnologia. “Também é uma oportunidade deles conhecerem a dinâmica de mobilização pela convivência sustentável com o semiárido que a ASA propõe”, diz Anjo.
Antes de iniciarem na prática o processo de construção das tecnologias, a equipe técnica realiza um momento de apresentação da trajetória, dinâmicas e objetivos da ASA com o Programa P1+2. No último dia da capacitação houve uma confraternização entre os pedreiros capacitados e a equipe do CERAC. O encontro foi também uma oportunidade de fortalecer os laços entre entidade e pedreiros e também para tirar algumas dúvidas restantes.