Cisterneiros/as participam de encontro territorial em PE

A expectativa é reunir mais de 150 pessoas envolvidas na dinâmica da Articulação no Semiárido pernambucano
Compartilhe!

Arte do cartaz de divulgação do evento

Hoje (20), no município de Araripina, Sertão do Araripe de Pernambuco, acontecerá o Encontro Territorial de Cisterneiros e Cisterneiras. A atividade será realizada pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), e conta com o apoio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco.

O encontro tem o objetivo de discutir as estratégias de convivência com o Semiárido, a partir da ação de pedreiros/as que trabalham na construção de tecnologias sociais no território. “A ideia partiu da necessidade da ASA-PE debater os processos sociais e metodológicos vivenciados pelos cisterneiros e cisterneiras, nos programas que a Articulação vem executando no estado”, explica o coordenador de Programas no Chapada, Edésio Medeiros.

A programação conta com exposições dialogadas em plenária, apresentações de experiências de um grupo de cisterneiros, assim como de agricultores/as beneficiados pelos programas da ASA. Além disso, haverá uma explanação sobre a experiência da Casa da Mulher do Nordeste no empoderamento de mulheres no processo de construção de tecnologias hídricas.

Dia de comemoração – No dia em que será realizado o Encontro Territorial de Cisterneiros e Cisterneiras, a comunidade do Sítio Baixa dos Cândidos, no município de Trindade, irá celebrar a construção de 186 cisternas de placas, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água para beber e cozinhar. A inauguração acontecerá a partir das 16h.

A ação faz parte do Programa Cisternas, desenvolvido pelo ProRural, apoiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e o Chapada é uma das organizações gestoras do Programa em Pernambuco. A parceria consiste na construção de 21.000 cisternas de placas nas regiões do Agreste e Sertão do estado, e tem o apoio da ASA-PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *