Cisterneiros/as participam de encontro territorial em PE
Arte do cartaz de divulgação do evento |
Hoje (20), no município de Araripina, Sertão do Araripe de Pernambuco, acontecerá o Encontro Territorial de Cisterneiros e Cisterneiras. A atividade será realizada pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), e conta com o apoio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco.
O encontro tem o objetivo de discutir as estratégias de convivência com o Semiárido, a partir da ação de pedreiros/as que trabalham na construção de tecnologias sociais no território. “A ideia partiu da necessidade da ASA-PE debater os processos sociais e metodológicos vivenciados pelos cisterneiros e cisterneiras, nos programas que a Articulação vem executando no estado”, explica o coordenador de Programas no Chapada, Edésio Medeiros.
A programação conta com exposições dialogadas em plenária, apresentações de experiências de um grupo de cisterneiros, assim como de agricultores/as beneficiados pelos programas da ASA. Além disso, haverá uma explanação sobre a experiência da Casa da Mulher do Nordeste no empoderamento de mulheres no processo de construção de tecnologias hídricas.
Dia de comemoração – No dia em que será realizado o Encontro Territorial de Cisterneiros e Cisterneiras, a comunidade do Sítio Baixa dos Cândidos, no município de Trindade, irá celebrar a construção de 186 cisternas de placas, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água para beber e cozinhar. A inauguração acontecerá a partir das 16h.
A ação faz parte do Programa Cisternas, desenvolvido pelo ProRural, apoiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e o Chapada é uma das organizações gestoras do Programa em Pernambuco. A parceria consiste na construção de 21.000 cisternas de placas nas regiões do Agreste e Sertão do estado, e tem o apoio da ASA-PE.