Capacitação em GAPA desperta famílias de Tanque do Piauí a preservarem nascentes

Compartilhe!

Participantes conheceram experiência de preservação de nascentes | Foto: Jucilene Silva

Com o objetivo de definir os sistemas de produção, visando garantir o aumento da produção e consumo de alimentos, a Escola de Formação Paulo de Tarso realizou, durante os dias 13 e 14 de junho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Tanque do Piauí (PI), um curso sobre Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA).
 
No primeiro momento os participantes visitaram a comunidade Tanque Velho, localizada há dois quilômetros do município. Na oportunidade, os participantes conheceram um açude construído na década de 1970, pela paróquia de Oeiras. Esse açude serviu como fonte de água para consumo durante muito tempo para toda a cidade.
 
Seguindo a visita, os participantes conheceram a experiência de preservação de nascentes do agricultor Egídio Rocha, que cultiva fruteiras e hortaliças utilizando a água de três nascentes próximas a área de cultivo. O agricultor fez a instalação de mangueiras a um reservatório, que aproveita a gravidade  para a distribuir água para as plantas.
 
Para o seu Egídio Rocha, a chegada do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma vitória; um sonho realizado. “Eu não esperava ser contemplado com o programa [P1+2], devido já ter uma cisterna [do P1MC]. Estou muito feliz com a cisterna que vai chegar porque ela é própria para a produção e eu vou investir muito nisso. Quando vocês chegarem aqui, vocês vão ver a beleza do meu plantio”, afirma seu Egídio.

GAPA envolveu 22 famílias da região | Foto: Jucilene Silva

 
Chegando ao final do curso, foram feitos os encaminhamentos e avaliação.  De acordo com o agricultor Carlos Nunes, o curso foi muito importante e proveitoso por ter lhe proporcionado novos conhecimentos: “Foi muito aprendizado e conhecimento, pois sou daqui e não conhecia o tanque de água e as nascentes. O curso nos possibilitou conhecer o programa, valorizar  e cuidar do que é nosso”, frisou.
 
Vinte e duas famílias que estão participando do P1+2 e serão beneficiadas com as tecnologias sociais de armazenamento de água participaram do GAPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *