ASA Pernambuco movimenta Semana do Meio Ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (05), organizações da Articulação no Semi-Árido Pernambucano (ASA-PE) realizam uma diversidade de ações nas três regiões do estado: Zona da Mata, Agreste e Sertão. Educação ambiental, soberania e segurança alimentar, agroecologia e acesso à água são alguns dos temas que serão discutidos durante esta semana.
Em Caruaru, na região do Agreste, foi realizado um Seminário regional sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente. No Sertão do Pajeú, haverá uma caminhada pela preservação das águas da Serra da Baixa Verde, no município de Triunfo, além de uma oficina sobre resíduos sólidos nesta terça (5) e quarta-feira (6), na cidade de Flores e Calumbi, respectivamente. Em Triunfo, o Centro Sabiá realizou ontem (5), na Praça Coralino Campos, o lançamento da série Diz Aí: Juventude Rural produzido pelo Canal Futura em parceria com Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). A programação do Sertão do Pajeú se encerra com uma distribuição de mudas e debate sobre o uso de sacolas plásticas, no próximo dia 09 de junho, na Feira Agroecológica de Serra Talhada.
O Sertão do Araripe não podia ficar de fora e a novidade foi a realização de uma manifestação pública, na cidade de Ouricuri, com a proposta de sensibilizar a sociedade para a urgência e a importância da preservação ambiental. O evento foi promovido pelo Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (Caatinga), Fetape, Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e outras instituições públicas e não-governamentais.
O ato contou com apresentações artísticas e culturais, palestras temáticas e uma caminhada pelas ruas da cidade. Na ocasião, trabalhadores/as, alunos/as, professores/as e técnicos/as das instituições participaram de um processo de reflorestamento, com espécies nativas da caatinga, na praça Central da cidade. No final do evento foi entregue uma carta política ao chefe do executivo municipal, com reivindicações e propostas feitas por entidades representativas dos/as agricultores/as familiares.
Ainda na região do Araripe, o Dia do Meio Ambiente foi marcado por um seminário no município de Araripina. A atividade foi promovida pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) e contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do PDHC e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade.
Durante o seminário foram discutidas as estratégias de enfrentamento à estiagem na região e as ações de preservação ambiental e infraestrutura hídrica nas comunidades rurais que são desenvolvidas pelos governos estadual e municipal. A ideia foi fomentar um debate em torno das tecnologias sociais e das políticas públicas de convivência com o Semiárido. Durante a Semana do Meio Ambiente, o Chapada também estará realizando palestras sobre educação ambiental em faculdades e escolas municipais.
Na região da Zona da Mata, o Centro Sabiá em conjunto com agricultoras e agricultores agroecológicos e outras instituições parceiras realizaram um ato público nesta terça-feira (5), na Feira da Economia Solidária de Palmares, além de um mutirão de plantio de mudas e reflorestamento de nascentes no Assentamento Amaraji, em Rio Formoso. Nesta quarta-feira (06) acontecerá um ato público com distribuição de mudas na Feira da Agricultura Familiar no Centro de Rio Formoso; um ato público na Feira Agroecológica da cidade de Ribeirão e uma Feira de Educação Ambiental no município de Nazaré da Mata.
Também em Nazaré da Mata, de 05 a 09 de junho, a Coordenação de Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Pernambuco (Fetape) promoverá palestras sobre as questões ambientais em algumas escolas do município. Os/as alunos/as da Rede Municipal de Ensino poderão participar da ação de replantio de mudas, e ainda haverá um passeio ciclístico e panfletagem pelas ruas da cidade. Ainda na Zona da Mata pernambucana, no município de Tracunhaém, no dia 12 de junho, ocorrerá uma audiência pública municipal organizada pelas Associações dos Pequenos Produtores e Moradores do Complexo Prado.