Famílias em Belo Jardim comemoram inauguração de cisternas de placas

Compartilhe!

Aconteceu na comunidade de Pitombeiras, no município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, a inauguração de 45 cisternas de placas, com capacidade de armazenar 16 mil litros de água para beber. Uma parceria do Centro Sabiá e o Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), do governo do estado de Pernambuco.

A atividade contou com um almoço na comunidade, que se mobilizou para a inauguração. As cisternas irão atender a 180 pessoas que vão ter melhores condições de vida. “Agradeço ao Centro Sabiá e ao ProRural. Que Deus abençoe o trabalho de vocês, porque é um trabalho muito bonito”, disse a agricultora Socorro Xavier, que recebeu uma das cisternas.

Estiveram presentes também técnicos do Centro Sabiá, membros da Secretaria de Agricultura do município, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e o prefeito da cidade. Antes das cisternas ficarem prontas, as famílias participaram de dois cursos de gerenciamento de recursos hídricos (GRH) e a comunidade também recebeu um curso de pedreiros para a construção de cisternas. “Foi muito bom pra mim, pois não tinha água antes e agora eu tenho”, colocou a agricultora Maria Josefa da Silva.

“Para nós que acompanhamos esse processo é muito gratificante ver o sorriso estampado no rosto das pessoas e é por esses e outros motivos que nos dá forças para seguir com nosso trabalho, pois é um trabalho que acima de tudo nos leva alegria e vida”, colocou a técnica do Centro Sabiá Rosana Paula.

Água de beber – O Programa Cisternas, do Governo do Estado de Pernambuco, vem sendo realizado através do ProRural em parceria com a Articulação no Semi-Árido Pernambucano (ASA-PE). O Centro Sabiá é uma das organizações gestoras dessa ação no estado. As 45 cisternas inauguradas em Belo Jardim fazem parte de um total de 3.530 cisternas a serem construídas no Agreste do estado pelo Centro Sabiá, em parceria com as organizações executoras Diocese de Pesqueira, Diocese de Caruaru e Associação dos Agricultores/as Agroecológicos/as de Bom Jardim (Agroflor). Entre os municípios do Agreste que receberão o projeto estão, além de Belo Jardim, Lagoa dos Gatos, Panelas, Tacaimbó, São Caetano, Cumaru, Agrestina, Altinho, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *