Agricultores/a participam de Encontro de Sementes da Fartura em Pedro II

Compartilhe!

Agricultores do Semiárido costumam guardar sementes em garrafas PET | Foto: Paula Andreas

Possibilitar uma discussão sobre a importância do resgate e preservação do patrimônio genético, valorizando a biodiversidade no semiárido. Esse é o objetivo do I Encontro de Sementes da Fartura, que será realizado no dia 09 de setembro, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedro II, no Piauí. O encontro pretende reunir agricultores familiares, organizações da sociedade civil, comissões municipais e secretarias municipais para debater estratégias de fortalecimento dos bancos de sementes na região.

O encontro, que é idealizado pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Cerac), também visa estimular a criação de bancos de sementes nas comunidades rurais, na busca da segurança nutricional e soberania alimentar das famílias agricultoras.

O coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) pela entidade, José Maria Saraiva, acredita que as discussões sobre a importância da conservação das sementes fortalecerá um hábito, já comum entre os agricultores, de guardar as sementes em banco individuais. “Nós observamos, nas comunidades em que o Cerac atua, que os agricultores costumam guardar as sementes em garrafa em um canto da casa, mas se a necessidade chega eles usam as sementes e no ano seguinte precisam comprar”, explica o coordenador.

José Maria ressalta ainda que fortalecer esse hábito é um meio para que esses agricultores não percam a diversidade genética das culturas da região. Por isso, a iniciativa visa fortalecer as associações comunitárias para trabalhar junto às famílias o resgate e a conservação dessas sementes. “Quando não preservam suas sementes, os agricultores substituem as variedades locais por outras que dizem ser ‘melhoradas’, assim o patrimônio genético da região acaba se perdendo”, complementa Saraiva.

Participam do I Encontro de Sementes da Fartura representantes de vários municípios da região como Pedro II, Castelo do Piauí, Juazeiro, Milton Brandão, Lagoa do São Francisco e Sigefredo Pacheco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *